O trabalho em televisão é chato, estamos a todo momento a ser vistos e ouvidos, todos têm os seus momentos, bons e maus, rotina. Mas alguns persistem numa atitude e aí ficam conotados. Acredito que, entre iguais, dentro de uma redação, se acabe ficando por igual e haja perda de consciência do que nós deste lado vemos, detetamos. Tenho visto isso nestes novos tempos do DN Madeira, como eram alguns jornalistas na era Blandy e como são agora.
Caro Gil Rosa, tiveste um deslize num vídeo que vi no Facebook depois do minuto 2:25, tentaste justificar a falta de liberdade de imprensa pelos modelos de negócio. Vamos ao caso da RTP-M, tem funcionários pagos por Lisboa, não depende das publicidades, há uma taxa que pagamos para que exista uma televisão do Estado, em princípio livre de modelos de negócio, de apetites de empresários que, por estarem muito expostos, tentam silenciar, acontece com empresários e até a desportistas endinheirados. É uma tentação.
A Madeira é a prova de que os jornalistas fazem a diferença, a RTP-M é um órgão de comunicação social que poderia ser livre e não é pelos seus profissionais ou por aqueles que são colocados pelo regime na administração, alguns a acumular dois cargos para controlar melhor a informação também fazem o seu papel. O mandar jornalistas fracos a fazer coberturas tontas é uma forma de proteger os senhores com culpas, sem Conselho de Redação é outra, etc. O seu programa Dossier de Imprensa o que persegue? É livre? É plural? Gosto do Egídio Carreira, gosto do Nicolau Fernandes, mas e o resto é livre? Tentam sempre cair em graça com o poder político e económico. O Mário Gouveia é inarrável.
Porque é que a RTP-M não é livre se pode? Deve-se aos jornalistas. Pratica-se autocensura, foge-se às represálias, quer-se estar a bem com o regime, esta é a verdade, porque não têm influência direta na RTP. Mas reconheço que a casa deve ter uma boa limpeza, está infestada de amigos do poder.
Portanto, existe sim jornalismo amordaçado, mas os que podem fazer a diferença não a fazem. Não se cansaram de passar vergonha com a informação da Madeira que vem do continente? Porque não fazem esse trabalho?!
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.