O que é turismo de natureza?


S erá turismo de natureza aquele que vem de carro de rent-a-car e cada vez mais provoca terraplenos para estacionamentos nas áreas limítrofes? O turismo de natureza é comodista ou aventureiro? Nós vendemos turismo para o mundo, mas não temos mundo para tanto turismo. A linguagem de Eduardo Jesus é errónea, temos sim excesso de turismo, da área da Madeira desconte-se as montanhas e veja-se a área útil para alojar turistas. Eduardo Jesus é um economicista e não um gestor de turismo, responsável pela deterioração da qualidade do turismo que nos procura.

O turismo de natureza vocaciona-se para atividades e experiências ligadas ao ambiente natural. O principal objetivo é proporcionar ao visitante um contacto directo com a natureza, promovendo a apreciação de paisagens, ecossistemas, biodiversidade e cultura local, de forma sustentável. O turismo de natureza nunca será um turismo e massas, mas aqui na Madeira converteu e adulterou-se o conceito, passando a ser um itinerário de carro em pára-arranca nos atractivos turísticos. É por isso que é importante pavimentar o Caminho das Ginjas, para mais pára-arranca de comes e bebes, xixi-coco e siga?

Se o turismo de natureza inclui atividades como caminhadas e trilhas por levadas, natureza e montanhas. Se muitas vezes entram por um lado e acabam outro, porque não se promove transporte público nas pontas em vez de rent-a-cars?

Poderia falar de áreas pouco exploradas como observação de flora e aves. De desporto ao ar livre, como rafting, escalada, canoning, etc. E isso não precisa de um serviço colectivo em vez de individual? Se o preço baixa, eles que dormem em qualquer lugar não aceitam melhor a despesa? Quem nos trouxe a este turismo? A individualização das soluções vai acabar por exterminar profissões à volta do turismo na montanha. Até ao dia que aconteça um desastre por inexperiência.

O turismo de natureza está associado a práticas de sustentabilidade e conservação ambiental, procurando reduzir o impacto negativo das atividades humanas nos ecossistemas e promovendo o desenvolvimento económico local de forma equilibrada e responsável. Mas, e porque isso não é observado na Madeira? Porque o secretário do turismo não está a altura. É um secretário de gabinete que foge dos problemas da área e gosta é de apresentações, elogios e prémios comprados.

A Madeira nem sabe o turismo que quer ... é mais ou menos, desde que pague ...

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários