O Padre Frederico foi "enviado para o estrangeiro"?

 

O ntem a Madeira, sempre ela, foi visada pela CNN Portugal num contexto nacional (link), enfatizaram o facto do clero ser pouco condenado em Portugal e acerta em casos da Madeira. A lição que se tira é que laicos com valores resultam mais do que bater a mão no peito e estacionar em cima do Largo do Município ou ter Crucifixo no espelho e andar aos SSsss pela estrada. Mas bocas à parte, e fazendo o papel de Protestante, de protestar, algo ressalta à vista e obriga-me a fazer uma análise que não vou concluir. Um gajo complicado, mas como o assunto é complicado, vamos insinuar isto.

Durante décadas ninguém se descoseu sobre como fugiu o Padre Frederico da Madeira, quando nada evoluiu nos transportes e o peste nem apanhou inoperacionalidade, muito menos os camarotes dos porta-contentores do Sousa a fazer de ferry. Mas, a calcular por estas informações laterais, sem dúvida que fugiu com a ajuda de gente com poder: "Mudam de paróquia ou são enviados para o estrangeiro: como a Igreja Católica portuguesa encobre os crimes dos padres" ... aqui não há anjinhos! "Dos cerca de 500 casos de abusos na Igreja, apenas três padres foram condenados a penas efetivas (...) a Igreja Católica Portuguesa sempre foi eficaz a encobrir os crimes dos chamados homens da fé". 

Será que na Madeira o PSD e a Igreja têm dívidas de gratidão entre ambos e isso explica como são unha e carne, tal no outro regime, o da ditadura? Que diferença faz? É que já chamam o nosso mini-bispo de Cerejeira. Vá lá contem, como fugiu o Frederico? Já se passaram tantos anos. Não podem porque decifra a razão deste "amancebou-se Madalena" entre PSD e a Igreja Regional? Quem vai fugir primeiro? Que lindo, o PSD acumula suspeitas de corrupção e a Igreja as condenações? Pena não haver imunidade para o clero, mas a Justiça dá um jeito. E depois vão branquear o PSD nas missas, procissões e demais eventos? O Calado ainda acaba a dar missa na prisão para poder fugir... mais uma sermão num funeral e desaparece no caixão.

Quando tudo isto cair, vai dar um filme de Hollywood. Eu tenho a certeza, é por isso que ameaçam as redes sociais, já não é tão fácil guardar um segredo. Só mais uma coisinha, é a Igreja que safa ou a investigação que leva a um estado de ansiedade para arquivar? E o nosso mini-bispo foge do assunto resolvido e não quer desenterrar nem no Halloween, foge ainda mais do jornalismo do que das catequistas sobre o mesmo tema... ai Jesus! Tanta coisa interessante que passa à margem do jornalismo regional, se calhar é por ter tantos padres lá metidos, "está resolvido". E pelo que diz a reportagem, qualquer dia os gauleses ainda pedem papelinhos da Igreja.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado
, 2 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários