Bilhete Postal 3


Caríssimo,

Gostava de te dar boas notícias, até porque estamos em época natalícia, mas não é desta.

E boas notícias podiam ser a luz ao fundo do túnel, uma solução, para a situação em que a Madeira vive. De forma muito simples, o que se tem visto é um PSD (para já) tripartido e uma oposição que não se entende quanto ao que é mais importante. Parece-me que cada um se preocupa consigo e só consigo, cada um convencido que por si só será suficiente para resolver o que quer que seja. 

Um total disparate que, contudo, tem uma explicação: foram raríssimas as vezes que partidos diferentes se sentaram à mesa com UM objectivo e UM foco, apear o PSD do poder. Porquê? Porque a cultura do diálogo, da negociação, da superação de divergências não faz parte desta terra, desta terra onde o mesmo partido está no poder há 50 anos e onde as regras da democracia são um faz de conta. 

Ou porque é que julgas que não se ‘fala’ de política? E só se critica o poder baixinho e bem dentro de portas, para ninguém ouvir? E já viste que não se discutem ideias mas, antes de mais nada, se atacam e ameaçam pessoas? Percebes o recurso ao anonimato como tantas vezes acontece neste CM? É uma coisa boa? Não é, seria melhor que cada um dissesse o que pensa sem ser preciso a ‘denúncia anónima’!

Podes acreditar que não são só as pessoas sem responsabilidades partidárias que sofrem com a opressão que, de forma cada vez menos habilidosa, o poder exerce sobre elas, sobre a família e até os amigos; as oposições parecem afectadas por um outro lado do mesmo mal: o de estarem sempre a olhar para os erros dos outros quando o que deveriam era procurar convergir numa plataforma de acordo forte. E olha que razões não faltam para a necessidade dessa plataforma que nos fizesse acreditar que É agora! 

Mas parece que continuam interessados nos seus quintais, em verem quantos votos conseguem roubar uns aos outros. É difícil? Pois claro, imagino que seja muito difícil, mas se não o fizerem são responsáveis por, pelo menos, não terem tentado, com as consequências que daí resultem. E, ao que tudo indica, nem essa tentativa querem fazer. Dominem os egos, sejam mais humildes, provem que querem, percebam o que esta terra quer e do que precisa, conversem, discutam, encontrem um começo de caminho – é só o que se lhes pede; o resto virá mais facilmente do que pensam. Mas olha que parece ser difícil de perceberem.

Para isto não ficar muito comprido, um destes dias, antes do novo ano, dou-te o resto das respostas.

Um abraço
Clara Sofia

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 28 de Dezembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários