Carta aberta ao Matateu


Querido Matateu, o bode mais sortudo (ou não) do concelho. Meu caro e barbudo amigo.

E screvo-te com profunda admiração pela tua sorte e, ao mesmo tempo, com certa pena, pelo azar que te calhou no dono. Vives num concelho onde a erva cresce livre e selvagem, sem o maldito glifosato que deixa tudo seco e amarelo como um deserto pós-apocalíptico. Em qualquer outra freguesia laranja, já estarias a mastigar capim com um ligeiro travo a veneno, mas aí, meu caro, tens um bufê orgânico à tua disposição. Se vivias em São Vicente, apesar do norte apelar ao verde, o glifosateiro-mór da RAM já te tinha posto roxo de dentro para fora, com uma pitada de amianto. Estrela Michelin.

Contudo, a vida não pode ser perfeita, não é verdade? E o teu maior infortúnio veste calças, usa ténis já a pensar no pavilhão da feira para todo o gado em procissão. Não é qualquer bode que tem vocação para psicólogo, imagino aqueles desabafos sobre política, faz-te ouvir música pimba em caravana quando só queres um pouco de silêncio. Matateu, o que fizeste para merecer tamanha provação? Reencarnação mal calculada? Alguma promessa a um santo distraído? Tens de começar a cobrar aluguer pelo entretenimento que proporcionas, cachet de tempo de antena.

Mas olha, nem tudo é mau. Pelo menos, quando a erva da tua pastagem cresce, sabes que é só tua e não uma conspiração química para exterminar a bicharada. Que outros bodes podem gabar-se disso? Os do IFCN de outras insularidades? Meu querido, alegra-me que o PSD te tenha arranjado um tachinho de bode cantoneiro, porque as cabras sapadoras não tiveram a mesma sorte, o concurso foi anulado por estar viciado, a serra entretanto ardeu e o bode mór ficou no areal da engrenagem.

Força aí, Matateu! Se um dia precisares de um advogado para emancipação caprina, conta comigo. Que sorte tem este bode do Brício pode comer erva à vontade nas bermas de Santa Cruz porque é Glifosfato Free, é um concelho verde.

Com estima e um leve odor a feno,

Teu fiel correspondente humano, um xi-mé para ti.

Um vídeo memorável, candidato ao Oscar para o melhor bode em vídeo: link

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 10 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários