As campanhas que moldam os eleitores.
Nunca deu o cansaço ao PSD em 50 anos.
A s eleições regionais na Madeira, resultaram numa vitória significativa para o Partido Social Democrata (PSD), liderado por Miguel Albuquerque, que obteve 43,4% dos votos e 23 assentos parlamentares, a apenas um assento da maioria absoluta.
Em campanhas eleitorais, algumas estratégias pretendem desgastar os eleitores, para levá-los à exaustão informativa e emocional. O fenómeno, que já foi estudado, conhecido como "fadiga eleitoral", pode resultar na desmotivação do eleitorado, tornando-o menos crítico e mais suscetível para aceitar candidatos com antecedentes questionáveis. Táticas como campanhas negativas intensivas (aposta do PSD), excesso de propaganda e informações contraditórias podem saturar os eleitores, o que os leva a um estado de apatia ou confusão. Este ambiente favorece candidatos que, apesar de condutas duvidosas, conseguem capitalizar a desorientação geral para se elegerem. A mim faz-me impressão que, por exemplo, o PSD, consiga aumentar a votação e o PS descer!
No caso específico das Regionais, não há evidências pelos dados disponíveis que indiquem que tenham provocado abstenção, no entanto, a utilização de tais estratégias para desgaste dos candidatos é um facto. A vitória do PSD pode ser atribuída a outros fatores, como a resposta a dinâmicas políticas locais e a eficácia das suas estratégias de campanha, mas ninguém duvida que jornalistas e até o bispo repetiram o "cansaço" a par de Albuquerque.
Eu não sei que outra conjuntura melhor terá a nossa oposição para vencer. É melhor começarem a ter aulas de estratégia porque foram uma nabiças. O PSD faz o que quer da oposição, com exceção do JPP. O PSD, com Jardim ontem à noite nos comentários da RTP-M, e o DN-M hoje com um título a dinamitar o PS, já começaram a minar a relação do JPP com outros partidos.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências e Opinião
Segue o site do Madeira Opina
Link para donativo
Informações
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.