Curtas e Temas


26/04/2025, 16:54:56 Diário Íntimo do Reitor (Versão Não Autorizada)
“Querido Diário, hoje foi mais um dia de glória na Universidade da Madeira. Acordei inspirado, olhei-me ao espelho e disse: "És um génio, um verdadeiro mestre das artes clássicas... da amizade académica". Tinha mais um concurso para presidir — desta vez na área das Ciências Clássicas e Literaturas. Que maravilha! É sempre reconfortante ver que os candidatos são exatamente aqueles com quem partilhei congressos, almoçaradas, e aquele inesquecível seminário regado a vinho tinto no continente. A vida académica é mesmo uma festa... para quem está na lista certa. Obviamente, presidirei ao júri. Afinal, quem melhor do que eu para avaliar os meus velhos camaradas? Ninguém conhece tão bem o seu talento em citações latinas... e em convites para jantares. Já nem é preciso fingir muito, o edital até pode ser público, mas o verdadeiro currículo que conta é o de "amigo de longa data" ou cubano que lambe botas. Curriculum amicitiae, como diriam os nossos antepassados clássicos. Avaliações objetivas? Que tédio! Muito melhor confiar em quem já me pagou  umas quantas rodadas no congresso de Braga em 2017 (foi lindo, ainda me lembro). E é claro, aquele brilhantismo em discussões profundas sobre literatura antiga... entre um copo e outro. Terminei o dia com mais uma sessão de autoconvencimento: "Não é favorecimento, é reconhecimento mútuo." E para o caso de alguém desconfiar, já tenho preparado o discurso da praxe: “Selecionámos o melhor candidato com base em critérios científicos”. Nem eu consigo dizer isto sem rir.

26/04/2025, 20:48:37
Embora muitos lucrem com o turismo, são poucos os que conseguem ganhar bem ou viver do setor...E para onde vai o dinheiro que turistas gastam? Um turismo de massas e sem qualidade, qual o impacto que tem no que é vendido como as belas paisagens, levadas... natureza? Nesta terra os decisores do setor de turismo só pensam apenas em crescimento absoluto e sem pensar em fatores ecológicos e sociais que deveriam desempenhar um papel central nesse processo. É fato incontornável a avalanche de visitantes nas nossas levadas, onde saem dos trilhos, vão aos magotes e sei rei nem roque. É preciso, mais respeito pela "Estória desta Terra" e normas que evitem os abusos! As medidas de controle representam um primeiro passo, mas outras soluções, devem ser equacionadas. Mas agora a questão vai para além dos comportamentos incómodos que o excesso de turismo provoca. O aumento do número de visitantes está a exercer pressão sobre os serviços de saúde, gestão de resíduos, abastecimento de água, preço da habitação, em detrimento dos residentes!! O aumento dos turistas está a pôr em perigo os locais históricos, a biodiversidade e os recursos naturais. Mas o povo superior está tão preocupado que o Turismo mete uma museologista e artes decorativas a gerir a Sustentabilidade da Madeira..

27/04/2025, 8:14:41
É do PSD aqueles que o fazem vencer, quando um partido não capitaliza com os seus elementos mais populares está a desperdiçar trunfos e a fazer o jogo do PSD. Como é que em todas as eleições o PS-M Madeira arranja confusões para que o partido chegue mal a eleições? Isto não é de desconfiar? Todos os momentos pré-eleitorais o PS-M arranjar confusões. Todos! E quem está mal é o militante que consegue ser popular e obter votos? O PS-M precisa de limpeza e refundação, se já perdeu 50 anos pode perder uns meses para "obras" em casa. O PS-M que não se esqueça que faz o PSD ganhar e a JPP crescer.

27/04/2025, 10:24:12
O PSD está mais uma vez na rede com páginas de graçolas e notícias (clandestinas) e o povo adere em massa. O jornalismo sabe e permite, oxalá não lhe saia o tiro pela culatra quando perceberem que só vai haver um jornal e que está ferida de morte na credibilidade por tantos fretes ao poder. O PSD já prepara o descrédito da comunicação social da Madeira para se dedicar às redes sociais. À luz dos votos que vimos nas Regionais, e quando não se consegue viver na Madeira com este custo de vida, concluímos que é um povo acéfalo dado a toda a brincadeira que os leva pela certa. Já não são só os novos a fugir daqui, os mais velhos também. Para onde é mais barato se viver. O PSD está a expulsar e a matar os madeirenses, não conseguimos viver nem procriar. Mas se votam neles, bom enterro.

Enviar um comentário

0 Comentários