Por onde vai a democracia


N a Madeira é o jeitinho, o emprego, o frango congelado, a promessa e a ilusão, mas nos Estados Unidos, Elon Musk já compra descaradamente os votos com cheques de um milhão de dólares. Que mundo é este de fascistas a gozar da Democracia e todos os seus pilares? Não respeitam nada. É uma dura prova, mas ainda acredito nas instituições dos EUA, e sobretudo nalgum louco em último caso ...

A prática de comprar votos ou influenciar eleições através do poder financeiro, como foram os casos envolvendo Elon Musk, levantam questões éticas e legais. Embora o uso de grandes fortunas para influenciar decisões políticas tenha aumentado, transformar isso num "padrão" seria problemático, desvirtuaria o processo democrático. É muito fácil falar dos Estados Unidos, mas e aqui na Madeira?

A regulação e vigilância das campanhas eleitorais são fundamentais para evitar estes abusos que estão a crescer. Vejo uma CNE mole e distante. Não é certo que esse modelo se torne uma norma, dado os desafios legais e sociais envolvidos, mas as democracias estão a alimentar oligarcas como na Rússia que desvirtuam a democracia e jogam contra nós. Os governos estão dominados por ricos e elites e começam a deixar de ser algo nosso e comum. O problema é que anda tanta gente que só ouve o que quer e não acorda, em transe com promessas e ilusões.

E hoje, Dia da Autonomia, o que vão dizer sobre ela? Uma grande conquista, mas para quem? Quem lucrou? A Autonomia é uma forma deste pequeno espaço ter dinheiro próprio para as suas clientelas. Eu não acredito naqueles números da pobreza com o rendimento a render menos, os bens mais caros, os apoios menos acessíveis. Deve haver aí mais uma maquilhagem como no desemprego.

Formulário para texto (link)

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere ao nosso Canal do Telegram
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências e Opinião
Segue o site do Madeira Opina
Link para donativo
Informações

Enviar um comentário

0 Comentários