![]() |
Para festejar ou esquecer, chumbado. |
O s Professores estão muito felizes. Ele vai embora para a Câmara! Depois de 10 anos de perseguições de Conselhos Executivos, Professores e Funcionários, ninguém estava à espera disto. O dono do tabuleiro de xadrez ou melhor dizendo o ‘’dono da bola’’, escolheu-o para concorrer à Câmara do Funchal.
Qual é o perfil deste candidato?
Do Porto da Cruz, sabemos o essencial. Pouco ou nada para definir esta pessoa. Nós não somos o lugar onde nascemos mas sim, a causa direta dos nossos relacionamentos. Desde jovem esteve ligado à juventude partidária certa, organização que trouxe dessa região da Madeira (zona leste) muitos dos ‘’Capos’’ do partido ‘’democrata’’ desde 1976.
No caso deste personagem da política regional, o caminho passaria pela universidade (antes escola do magistério primário/escola superior de educação) onde se formaria num dos primeiros cursos (só para escolhidos) de ‘’pular e saltar’’. Durante esse percurso e com a ajuda da Jota, da juventude certa, foi presidente da associação da universidade (1991-1995) e conquistador de corações – de uma das belas adormecidas. Por dois caminhos complementares o do partido e o do matrimónio, as portas abriram-se para o futuro. Foi vice-presidente do Liceu Jaime Moniz (1997 e 2001), deputado, diretor regional da juventude, entre tantas outras ocupações executivas que lhe foram atribuídas. Se procurarmos bem… poucas foram as aulas dadas, com alunos presentes, reais, daqueles com que lidamos no dia-a-dia das nossas escolas, para além do seu estágio obrigatório. Desse tempo, transitaram muitos dos seus amigos para os novos cargos que foi assumindo. Era preciso formar equipa. Dominar. Minar. Controlar e avançar. Serão estes que transitarão para o novo desafio?
Foi Secretário de Educação desde 2015 até hoje. Nas escolas, desde a sua entrada, a ‘’evolução’’ mais notada foi a da empresa escolhida para o negócio dos tablets. Agora o projeto que se segue, passa para outra dimensão: a implementação da Inteligência Artificial, ou seja, mais uma empresa (das grandes mundiais) e o seu negócio em plataformas digitais. Foi por sua iniciativa e culto ativo que, as direções ‘’foram escolhidas’’ e tuteladas a partir do Funchal. A sua filosofia e ação educativa são as Páginas das escolas no Facebook, com atualização diária de atividades, os grandiosos espetáculos ao ar livre nos Barreiros, as ruas enfeitadas pelas crianças (mas são os professores do continente que trazem o modelo do enfeite de cidades do norte como Braga, Águeda, Vila Real, Porto…)
…muitos assessores, informática ativa e policiada nas redes Wifi das estabelecimentos de ensino… que bloqueiam tipo Cuba ou China, os canais que não interessam ao governo, mas gravam os nossos números e dados, para melhor Controle. Este sistema foi ele que implementou com a empresa dos tablets.
Quem entrou pela sua mão, treme agora. Quem está ao seu lado, ‘’professores’’ como ele, colegas de partido, amigos e enteados empregados como assessores, temem pelo dia de amanhã. Também os conselhos executivos de toda a Região, colocados por ele ao longo dos últimos 10 ANOS, estão apreensivos. E agora?
O que já suspeitamos que aconteça será por exemplo: o médico pediatra, a Cristina Anti-Barulho na cidade, o Bruno eternamente excluído de candidato e muitos outros Sociais-Democratas, não votarem nele para Presidente da Câmara Municipal do Funchal.
E você, o que é que pensa de tudo isto?
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.