Curtas e Apanhados

01/09/2025, 01:41:38
A Madeira é a ilha dos superlativos. O povo superior, o melhor destino turístico, a melhor praia da europa, o melhor hotel, o melhor isto e aquilo. A economia a crescer, o PIB nem se fala, as receitas estratosféricas, o desemprego a mingar, enfim, é só maravilhas na cabeça dos nossos governantes. Mas somos parvos? Da verdade, a ilha é miserável. Na economia, exceto para os que se lambuzam no orçamento regional, nas oportunidades de vida, de negócio e de emprego, nos salários, na educação, na saúde e na habitação, no ordenamento do território, na graça que já não tem, nas estradas esburacadas. Mas sejamos justos, é melhor a mandar os filhos para fora. Os que podem. Isto a propósito do seguinte. Em nada, mas mesmo nada, fomos ou tivemos mais do que os outros. Mas o ambiente até se safava. O turista vinha apreciar a serra, passear nas levadas. Agora, caga na serra e atropela-se nas levadas. E o que nos safava foi-se. Recordo-me que há uns anos contavam-se turistas que vinham todos os anos, ou com grande frequência, à Madeira. Agora, onde andam? Mas algum idiota da SRTAC acredita que algum volta? Para quê? Para isto que vemos todos os dias? Carros e carros em todo o lado, transito caótico, preços a perder de vista, aeroporto condicionado? O ambiente era a única coisa que nos diferenciava. Agora é o que nos vai lixar. Destino de referência? Só para parvos. O senhor governo, faça lá algo que preste. Desapareça com os gajos do Turismo e arranje quem perceba do assunto, de preferência bem de vida para não tentar encher os bolsos num só mandato. Já agora, reponha a SRA, porque a boa gestão do ambiente e do ordenamento do território ainda é o que nos pode safar daqui a uns anos. O que se passa hoje é uma vergonha.

01/09/2025, 12:29:15
Foi notícia a saída de Marco Gomes (MG) da Direção Regional de Educação. E que boa notícia para a Educação e em especial para as escolas e os nossos alunos! MG passou os últimos 10 anos na DRE sem que dali saísse uma única (boa) proposta para a melhoria das escolas. O "padreco", como era conhecido, só sabia dizer mal de tudo e de todos... veja-se o que ele fez ao Prof. Joaquim Sousa. MG encheu as escolas de projetos que não servem para coisa nenhuma e retirou horas letivas que seriam cruciais para a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos. MG levou para a DRE dezenas de professores destacados que muita falta fizeram às escolas - tudo com a conivência de Jorge Carvalho. Novos ventos sopram na Educação da Madeira - esperemos que não desperdicem esta oportunidade.

01/09/2025, 16:08:03 O Marco de São Martinho quer a redenção dos pecados?
Foi comovente ver o Presidente da Junta de São Martinho no Arraial da Ajuda, a carregar o andor de Nossa Senhora. Só que, ao carregar o andor, virou as costas à Ajuda verdadeira: às ruas sujas, aos bairros degradados, às zonas destruídas da freguesia. Virou costas também aos bairros sociais, onde reina a toxicodependência, a sujidade e a insegurança. Esperamos que, já que estava tão perto de Nossa Senhora, ao menos lhe tenha pedido ajuda para finalmente governar. Porque a freguesia está ao abandono, descuidada, insegura e com problemas estruturais enormes. Mas o Presidente só se lembrou agora de aparecer: porque precisa de votos. Só agora se lembrou de carregar o andor, de atender o telefone, de sorrir para a fotografia. Durante quatro anos deixou associações, instituições e pessoas ao abandono. Não cumpriu uma única promessa. E agora parece achar que carregar o andor apaga todos os pecados. Só que não apaga: ele fechou os olhos à juventude entregue ao álcool nas festas, fechou os olhos aos pedidos da população, e sempre respondia: “não se preocupe, eu vou ajudar”. Pois bem, as pessoas ainda estão à espera dessa ajuda, há quatro anos. Mas pronto: dia de arraial é dia de arraial. O povo aplaude, o povo vota, e o Presidente lá segue para mais uma vitória. Parabéns! A culpa não é dele. É de quem vota sempre nos mesmos. E quem vota sempre nos mesmos, não se queixe depois do que aí vem. Porque o cenário é mau — e tende a piorar.

02/09/2025, 16:08:03
Olá a todos, viva plataforma, são três notas rápidas. A Gesba está a ir pelo mesmo caminho do DN com a ERC, neste caso. com a AdC. Parece que existe um empecilho mental, não sei se do partido se das pessoas em geral, quando alguém decide contra elas, refinam para manter a posse em vez de regularizar, é disso que se trata. Com estes exemplo, estão a educar as pessoas a não respeitar as autoridades. Será reflexos do Albuquerque fugitivo?

Mas há bons exemplos que nos surpreendem de onde menos se espera. Assim a conversa acaba e a ARM tenta fazer melhor e limpar a imagem. Espero que não seja cobardia por ver por dentro do partido uma contestação a levar em conta, pelo risco de perder o cargo e não por consciência.

É com este "espirro" que vamos ver o Turismo Massivo com Pés de Barro?

Enviar um comentário

0 Comentários