Universidade da Madeira: o escândalo dos concursos para professores


N o Relatório da Avaliação de 2024, um dos pontos fracos apontados à UMa foi o seguinte: “Não existem concursos suficientes para a promoção interna do pessoal docente na carreira”. Isto é, a UMa tem falta de quadros.

No entanto, a UMa tem vários concursos abertos em 2024 que estão parados, alguns há um ano. A história dos concursos desta universidade é lamentável. O presidente de júri, ou seja, o Reitor, vai delegando noutros professores catedráticos. Há júris que já tiveram três presidentes. Os motivos da substituição não são claros, mas subentende-se: sempre que o candidato mais bem colocado não é o preferido, o Reitor sai de presidente do júri e nomeia outro.

Diversos concursos têm sido impugnados e a alguns a Justiça já deu razão a quem os impugnou. Por causa destes casos em Tribunal, a UMa paga, a peso de ouro, dois advogados, o Dr. Guilherme Silva e o Dr. Rogério Sousa, para defenderem o indefensável. E assim vai sendo gasto o parco orçamento da Universidade.

O ‘Correio da Madeira/Madeira Opina’ já por diversas vezes abordou este tema. E só devemos agradecer por tal, porque a demais imprensa e os seus jornalistas não fazem o seu trabalho e a informação é pública na página da UMa.

Para que não fiquem dúvidas, dei-me ao trabalho de elaborar a lista abaixo, dos concursos de 2024, cujas vagas ainda não foram atribuídas.

  • Concurso documental interno, para preenchimento de 1 (uma) vaga de professor associado, no conjunto das áreas disciplinares da Faculdade de Ciências da Vida, 2024-09-30, quatro candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento 1 vaga de professor coordenador, Escola Superior de Tecnologias e Gestão, 2024-09-05, quatro candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 1 (uma) vaga de professor associado, na Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Gestão e Economia, 2024-08-22, dois candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção para preenchimento de 2 (duas) vagas de professor associado, Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais, 2024-08-22, cinco candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 3 (três) vagas de professor associado, na Faculdade de Artes e Humanidades, no conjunto das seguintes áreas disciplinares, associadas ao Departamento de Psicologia, 2024-08-22, seis candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 2 (duas) vagas de professor associado, na Faculdade de Artes e Humanidades, 2024-08-22, sem mais informação.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 3 (três) vagas de professor associado, Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Sociais, 2024-08-12, quatro candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 2 (duas) vagas de professor associado, no Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades, 2024-08-12, três candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção, para preenchimento de 2 (duas) vagas de professor catedrático, no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Artes e Humanidades, 2024-08-12, três candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção para preenchimento de 1 (uma) vaga de professor associado na Faculdade de Ciências da Vida, 2024-08-09, três candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção para preenchimento de 1 (uma) vaga de professor catedrático no Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais, 2024-08-09, quatro candidatos admitidos.
  • Concurso documental interno de promoção para preenchimento de 2 (duas) vagas de professor associado no Departamento de Engenharia Informática e Design de Média Interativos da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, 2024-06-21, três candidatos admitidos.

Fonte: https://www.uma.pt/sobre/servicos-administrativos/unidade-de-recursos-humanos-urh/procedimentos

Perante esta realidade, perante a inércia e o protelamento de decisões, como pode a UMa suplantar a sua fraca avaliação de 2024?