Os censores do Madeira Opina


É no mínimo revoltante imaginar a possibilidade de o Madeira Opina nunca vir a publicar textos sobre Jorge Carvalho. Como é possível que uma figura política com responsabilidades públicas tão relevantes passe incólume ao escrutínio, como se estivesse acima de qualquer crítica ou reflexão? A democracia vive de debate, de confronto de ideias, de transparência — e quando um órgão de opinião, que se pretende livre e plural, ignora sistematicamente um nome, não é inocência, é escolha.

A questão que se levanta é inevitável: estará o Madeira Opina a proteger Jorge Carvalho, tal como o DN Madeira parece proteger Eduardo Jesus? Se assim for, falamos de um padrão preocupante: em vez de servir o cidadão, serve interesses. É o silêncio cúmplice que alimenta o poder instalado, criando uma redoma em que determinados políticos se movem confortavelmente, sem o incómodo da crítica pública.

Se um espaço de opinião não pode ou não quer abordar todos os protagonistas políticos de forma equilibrada, então deixa de ser um verdadeiro espaço de cidadania e passa a ser apenas mais uma engrenagem no jogo de influências que mantém tudo como está.

Curioso, não é? O Madeira Opina parece ter desenvolvido uma espécie de alergia crónica a textos sobre Jorge Carvalho. É como se houvesse um protocolo secreto: “sobre este, silêncio absoluto”. Uma coincidência tão perfeita que quase cheira a manual de instruções bem estudado.

Será que o antigo secretário tem mesmo a pele tão fina que não aguenta uma crítica, ou será que há quem queira embalá-lo num manto de invisibilidade…

E aqui a pergunta que não quer calar: não estará o Madeira Opina a desempenhar o mesmo papel que o DN Madeira com Eduardo Jesus?

Fica a reflexão…


Nota do MO: não lhe admitimos insinuações, não sabe o que fazemos para manter o site, não vai falar gratuito e vai respeitar as regras. Este site não serve para gente que não publica textos no seu perfil do Facebook se fazer de valente e insinuar que somos censores. O anonimato existe, mas não é para abusos. Por mais que se repita a fórmula, as pessoas só querem saber de si. Este site é de e para a vez de todos e não para alguns abusarem na sua hora para fechar o site como fizeram à página do "Jornal de São Vicente" (link). Deveria estar calado depois de estarmos 8 anos a servir a Opinião Pública, sempre da mesma maneira. Não há exceções. Aprenda com os exageros dos textos que não saem, esta página não serve para atacar pessoas e se acusa tem que fundamentar. Se calhar são pessoas como você que destroem a oposição e tornam o poder um "coitadinho". E mais, são pessoas como você que vão fazer fechar o formulário em breve, porque não sabem estar. Conhece outro site com mais liberdade? Passar bem.