F oi em Santa Cruz que o movimento de cidadãos Juntos Pelo Povo foi formado em 2009, para concorrer à Assembleia de Freguesia de Santa Cruz e de Gaula, tendo vencido em Gaula. Em 2013, venceram todas as Assembleias de Freguesias, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal.
Em 2014 iniciaram caminho para a construção de um novo partido político com a mesma nomenclatura JPP - Juntos pelo Povo. Elegendo 5 deputados em 2015, 9 deputados em 2023 e 12 deputados em 2024.
Filipe Sousa em 2025 foi eleito pelo círculo eleitoral da Madeira à Assembleia da República. O JPP concorrerá a 8 dos 11 concelhos da Madeira nestas eleições autárquicas e corre o "risco" de ficar em segundo lugar na maioria deles.
Em Santa Cruz o seu berço da galinha do ovos d'oro, arrisca-se a disputar a autarquia com o PSD. Élia Ascensão não é Filipe Sousa. Élia Ascensão não é Paulo Alves. O JPP está em queda livre em Santa Cruz, aguentando-se com um candidato ou outro às Juntas de Freguesia. Mas o voto para as Juntas no JPP, não significa a mesma escolha para a Câmara.
Saturnino Sousa corre o risco de disputar a Câmara com Élia Ascensão. Élia Ascensão corre o risco de perder votos para o PS e Chega.
PSD vencerá a Camacha para Junta e o JPP vence nas restantes Juntas de Freguesia. Mas será que o JPP vencerá para a Câmara em Santa Cruz depois do golpe em Paulo Alves? Será que Élia Ascensão vencerá o Caniço depois de renegar para segundo plano o Milton?
Élia Ascensão é uma mulher birrenta que só pensa no seu ego e não tem apoio popular, por mais que tente transparecer. Toda a gente sabe que ela só é candidata por ter colocado o Filipe Sousa com o rabo preso a alguma coisa. É a única cara que a defenda contra tudo e todos. Nem consensual foi no seu partido, quanto mais junto do povo de Santa Cruz.
Proliferam humildade no Parlamento, espetam em Santa Cruz a arrogância, a prepotência e o egocentrismo de Élia Ascensão. O JPP pela sua má escolha, com muita pena minha, pode colocar tudo em causa. A candidata não têm o ADN JPP, por mais que tente. Élia Ascensão pensa que é melhor que toda a gente, que sabe mais que todos os outros e que desviar a cara na rua à população transmite respeito. Acha que falar torto aos trabalhadores da Câmara é sinal de liderança. Acha que vencerá as eleições com o voto das mulheres, porque é a única mulher candidata à Câmara. O seu apelido diz "ascensão", mas só vejo decadência.
Posso estar enganado, mas esta será a sondagem à boca das urnas:
- JPP: 3/4
- PSD: 3/4
- PS: 0/1
- CH: 0/1
JPP é mais provável estar na frente, mas com uma diferença de 1-2% face ao PSD/CDS, que com a margem de erro dá empate técnico. O PS e o Chega disputarão o 3° lugar, tendo o PS maior possibilidade de eleger 1 vereador, buscando eleitorado JPP que não votará Élia. O Chega que buscará outros tantos votos ao JPP e alguns ao PSD, dado às origens do candidato.
O JPP fundou-se para fazer oposição ao PSD em Santa Cruz. 12 anos depois, como os momentos são cíclicos, o JPP poderá voltar ao seu propósito ser oposição à governação do PSD em Santa Cruz.
Nota do MO: o autor trouxe a sua expectativa de eleições, de votos com a Élia, não estrague a narrativa do Planeta do jornalista influencer que nos quer fazer de outra Élia... 😂 Ele converte isso em sondagem. A Élia foi defendida das criticas pelos dois jornais matutinos regionais, dá para suspeitar? Agradecemos o mote para o influencer no próximo domingo