Viva os porta-contentores, não precisam de rampa Ro-Ro


Foto do JM porque o DN não pode publicar.

F elizmente não houve rombo no casco, porque não há ferries disponíveis, como diz Luís Miguel de Sousa para janeiro e fevereiro no Porto Santo. Só faltava mas essa dor, a quebra da mentira, para arranjar um Lobo Perfurado. Bom texto: https://www.madeiraopina.com/2025/09/o-lobo-marinho-precisou-da-segunda.html. A novela de algumas horas do Lobo Marinho parecia o “Game of Thrones” versão marítima madeirense.

A propulsão do navio Lobo Marinho não é por azipods. Tem um sistema de propulsão convencional com dois motores a diesel que acionam hélices de passo controlável. Quanto não valiam uns azipods naquela situação, mas nem há ferries na Europa, ele é o único importante. Azipods?

Eficiência e economia: Os azipods podem economizar até 20% no consumo de combustível em comparação com sistemas convencionais, o que os torna muito atraentes economicamente. Tanta propaganda no Diário pelo ambiente quando vai a doca seca mas disto não aparece.

Manobrabilidade, o que fez falta: a capacidade de girar 360 graus permite que o navio manobre com alta precisão, o que é fundamental em portos movimentados e mau tempo. Elimina a necessidade de lemes e hélices de manobra (bow thrusters), simplificando o design da embarcação. Mas Luís Miguel de Sousa gosta de complicadinho para vegetar.

Conforto, lol para quê, o Lobo Marinho tem como ninguém, sobretudo no bar interior da popa. A ausência de eixos longos e outros componentes mecânicos reduz o ruído e a vibração, oferecendo uma viagem mais confortável para os passageiros.

Vamos ser francos, se fosse um porta-contentores, atracava com mau tempo com fanfarra, banda filarmónica e tapete vermelho no cais. Quer dizer, às vezes os carros para as rent-a-cars ficam ao largo no Caniçal, são obras do nosso Governo.... É que os porta-contentores não fazem birras, não pedem rampa Ro-Ro, não exigem subsídios de mobilidade, chegam, descarregam e vão embora sem levantar ondas (literalmente).

Caramba, a cena do Lobo Marinho deu para ver a popularidade de Luís Miguel de Sousa nas redes sociais, valha-nos isso. Eu cá reclamava as páginas do Eduardinho para ver se recupera a imagem.

Leitura para Luís Miguel de Sousa levar ao seu amigo José Manuel Rodrigues a ver se consegue um ferry novo de borla:

The P&O Pioneer will also be the first ship on the Channel to utilise diesel-electric Azipod propulsion, with four Azipods mounted in corners around the hull of the vessel, capable of swivelling 360 degrees. (Link)