Curtas.. abana mas não cai.


28/10/2025, 11:53:33
A SPEA vai promover um apagão da luminosidade pública no dia 30, durante umas míseras 3 horas. Convida a população a aderir à iniciativa, que até tem a contribuição de alguns municípios. Ora, isto não passa de uma fantochada por parte da SPEA, que quer mostrar que afinal até tem iniciativas em torno da proteção das aves. Mas onde está quando as luzes de concertos e outras atividades promovidas pelas câmaras e pelo café do teatro, tomam conta das vilas e freguesias até ao nascer do sol? Já viram o alcance dos holofotes no céu? Façam o exercício de ir para um ponto superior, sem muita luz e olhem para o céu em dias de concertos. Não tenham medo, não são ovnis, são só a luz emitida por holofotes. Numa ilha que, semana sim, semana sim, promove festas de tudo e mais alguma coisa, coitadas das cagarras. Se já nem os humanos aturam o que se passa na ilha, imaginem as aves.

28/10/2025, 16:46:10 Eleições Autárquicas
Passadas que estão as eleições autárquicas, eis que começa a existir as tomadas de posse, quer de quem venceu para dirigir e também aqueles que mesmo não ganhando foram eleitos para representar o povo nas respetivas assembleias, quer Municipais, quer de freguesia. A verdade é que , qualquer que seja a posição de cada um, todos nós temos o dever de conseguir ou ser bons governantes ou bons opositores. Continuo a achar que a população só se interessa com quem nos governa quando o problema bate à porta. Falei com muita gente no tempo de campanha, e uma das coisas que me fez confusão foi reparar que muita gente nem sabe quem é o candidato, muitos até acham que são os que estão de saída, e nesse aspeto devo tirar o chapéu ao JPP, que foi exímio a fazer uso dessa situação em Santa Cruz (Gaula), muita gente pensou que era a senhora Liliana que era a candidata, afinal não foi ela a candidata. A minha questão é: se as pessoas não sabem ou não se dão a maçada de saber quem são os candidatos, como podem votar em consciência? Também outra situação que observei é o facto de as pessoas quando entram no edifício para votar, têm a tendência para refletir o seu voto, algumas acredito que já vão decididas naquilo que vão votar, mas outras no último instante, mudam o seu voto.

28/10/2025, 19:03:14 Os pilares da Via Rápida e da Madeira
Silenciosamente, os pilares de alguns trechos da Via Rápida estão a sofrer intervenções, estão a reforçar os topos de alguns dos pilares onde se junta ao tabuleiro. Reforça-se quando cede. A insustentabilidade viária e dos camiões de desaterros, entulhos, betão e mercadorias estão-se a refletir nos pilares? Vivemos numa ilha onde não se diz a verdade sobre a condição financeira da maioria dos madeirenses, não se fala da gravidade da situação na Saúde, não se explora o "gamanço" que aí vai numa roda viva de ajustes directos, dos concursos onde ganham empresas de amigos sem sequer estarem habilitadas que depois consultam as empresas que realmente trabalham na área, enfim. Que Madeira maravilhosa de esquemas, compadrios e falhas graves que passam incólumes nesta comunicação social.