Curtas e Focos

25/10/2025, 14:00:31 "Chuva de blocos" (link)
Não gosto de notícias do género, mas fico preocupado pela nossa segurança. Vi, no JM-Madeira, a notícia sobre a queda de blocos de cimento na esplanada de uma pastelaria. Li aqui no MO uma curta sobre essa notícia. Até aqui tudo normal. É o costume num meio pequeno. Notícias que interessam às populações. O que leva a comentar foi o facto de ter assistido a isto. O primeiro bloco só não matou uma trabalhadora da pastelaria e um bebé e o pai dele por milagre. Não obstante a queda desse bloco, ninguém ligou grande coisa à queda, a não ser os envolvidos — a trabalhadora e os pais do bebé, aflitos — e tudo continuou. Só com a queda do segundo bloco é que o pânico se instalou. Ainda assim a esplanada não foi totalmente fechada. Suscitam-se-me algumas questões: por que razão não se encerrou totalmente a esplanada? Terão sido feitas as obras de conservação do prédio no prazo legal? E se não foram, não houve fiscalização? Hoje podiam ter morrido três pessoas. Um deles era um bebé.

25/10/2025, 18:37:44
Quero usar a plataforma para dizer o seguinte, tipo letreiro da Via Litoral, com o piso molhado, a aderência dos pneus é reduzida e a distância de travagem aumenta. Na Vias Rápidas, a alta velocidade sob chuva é um risco de aquaplanagem e despiste. É crucial abrandar para garantir a segurança. Reduza a velocidade e aumente a distância de segurança. Não corra riscos desnecessários. Mais vale chegar tarde do que nunca. E, não esquecer a qualidade dos pneus que leva bem como a sua adequação generalista! Tenho visto situações de levar os outros à frente... sem culpa!

26/10/2025, 6:13:24
O truque da ACIF parece o truque da Gesba para criar monopólios e proteger os empresários do partido. 


Nota do MO: autor, tivemos que cortar a imagem porque a AssPress/ DN não permitem a publicação de recortes com a sua imagem. Prefira a leitura do JM.