Venezuela: EUA, tanta força para brincar?


N ão é possível concluir que um ataque militar dos EUA à Venezuela esteja iminente, apenas com base na concentração da armada com um porta-aviões e os alertas às companhias aéreas. No entanto, para quê tanta despesa de deslocação e o cancelamento de voos por várias companhias internacionais (como TAP, Iberia e Avianca) depois do alerta da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA)? É para brincar? Jogos de guerra? Demonstra, pelo menos, uma escalada significativa da tensão e um aumento real da atividade militar na região. A brincar, gente ficou sem Natal, justo na Venezuela que começa ainda mais cedo do que as melhores feiras de Natal da Europa continental 😁, é que o aviso vai até 31 de dezembro.

Sobre a aviação, provoca-se despesas por anedota? O aviso realça que "as ameaças podem representar um risco potencial para as aeronaves em todas as altitudes", incluindo durante o sobrevoo e nas fases de aterragem/descolagem.

Os EUA justificam esta mobilização como parte das operações contra o narcotráfico, de facto é um problema grave nos EUA, mas não tanto como a obesidade 😁. O Presidente Nicolás Maduro, denuncia esta ação como uma "ameaça" direta ao seu regime. Love & Peace e até canta Lennon, estes ditadores são uns artistas.

Tudo isto se precipitou com aquele Nobel à oposição venezuelana. Trump ficou a chuchar mas às tantas deu-lhe mais uma oportunidade para lixar a candidatura do próximo ano ao Nobel, para incentivar o seu "Ministério da Guerra". Então Trump ia brincar à guerra à frente da Venezuela?

Acho que os narcotraficantes, depois de verem as lanchas rápidas a explodir, começaram a pensar duas vezes e toda aquela armada, sem carne para o canhão, vão ter que ir a terra. As forças americanas já realizaram mais de 20 ataques contra embarcações suspeitas de narcotráfico nas Caraíbas e no Pacífico oriental desde setembro, uma clara intensificação da ofensiva na região.

A intenção de designar o Cartel de Los Soles (alegadamente liderado por Maduro) como uma organização terrorista estrangeira, representa um passo que abre caminho para novas sanções e, potencialmente, para o uso de força legalmente justificado contra esse grupo. Será que ainda falta um papelinho para atacar? Estava a ter piada os EUA em Shut Down a querer fazer uma guerra com a malta sem receber vencimento, às tantas foi isso que adiou...

No entanto, fontes americanas sugerem que os EUA estão a preparar uma "nova fase de operações" nos próximos dias. Então sempre vai haver "festa", não sabemos como, mas afeta a aviação. Se calhar tanto avião num porta-aviões é preciso rodar para não enferrujar. É Natal em novembro, ninguém leva a mal porque na Venezuela começa em outubro.

Como veem, comecei o texto para tramar aqueles que leem na diagonal. Às tantas Trump também nos engana.