Os campos de golfe vão acabar em campos de campismo ou estacionamento.


N ão acho que a Madeira tenha um precedente de sucesso no Golfe, já tivemos o melhor campo de relva seca do mundo no Porto Santo, era o Green dourado, e ninguém vinha a corer. Eu às vezes fico a pensar o que significa tantos campos de golfe a concorrer entre si pelo reduzido número de interessados na Madeira.

Muitas obras na Madeira são inventadas, é verdade, e isso vê-se com algumas que se perdem sem utilidade, sem destino, aquele Cais 8, por exemplo, o que é agora? Um parque de diversões? Acho que a cegueira dos campos de golfe, para justificar a construção, vai dar em campos de campismo para o turismo rasca que trazem e servir para quebrar a sazonalidade.

É verdade que a ideia de um cluster de campos de golfe, a competir por um nicho pequeno, especialmente após a glória do "Green Dourado" de Porto Santo, levanta algumas sobrancelhas. As contas do GR são fantásticas, se temos cinco campos, multiplicamos os golfistas por cinco, certo?

Depois de abater a diversidade para relvar, podemos ver competição insustentável chegar ao downsizing. Imaginem o que será 5 campos de golfe como o Madeira Tecnopolo. O campo de golfe X, com os seus bunkers imaculados e fairways verdes, é declarado "excedente". Outro pode ser rebatizado de "Madeira Green Gold Camp & Resort, onde a natureza encontra o luxo acessível no pacote da Ryanair. E que tal bunkers convertidos em piscinas de areia para crianças (sand-pits). Os Fairways podem dar excelente lotes de campismo de 5 estrelas, onde os turistas rascas podem estender as suas tendas e cozinhar salsichas nos antigos buracos do green. O Clubhouse pode ser transformado em self-service de poncha e prego no bolo do caco a preços de low-cost.

Estou para ver os louros, de olhos azuis, a arrotar notas para chegar ao destino de massas. Parece-me que na portaria vão dar instruções aos clientes que chegam e recebem a desilusão, de que não quer jogar golfe, quer acampar. Os madeirenses são melhorzinhos, querem jogar futebol no green.

Estou tão contente com as negociatas inocentes de terrenos, a nova natureza vai dar despesa.