Fogo de artifício da passagem de ano: tradição, nevoeiro e inovação.


A passagem de ano no Funchal é sempre um momento de grande expectativa e, neste ano de dúvidas, o fogo cumpriu rigorosamente a hora marcada. No entanto, a meteorologia decidiu pregar uma partida: de meio Funchal para cima, as nuvens baixas marcaram presença e, pouco depois do início, o fumo acabou por tapar completamente o cenário. Do ponto onde me encontrava, a cerca de 2km de linha de vista, a visibilidade era tão reduzida que já nem se conseguia distinguir o posto de fogo seguinte.

Apesar da visibilidade condicionada, o espírito da festa manteve-se vivo. Continuamos a vibrar com as balonas e os estalos, e a apoteose final continua a fazer as delícias de quem assiste, embora continue a ser um momento de grande stresse para os animais, que acabam por enlouquecer com o estrondo.

A grande nota positiva vai para os drones. Foi uma aposta ganha e um momento digno de registo. Parece que a opinião pública finalmente venceu após tanta insistência; os drones foram singelos, mas muito bonitos, destaca-se o "coração" no fim e o "Madeira". Fica apenas a nota de que, se ouvem o público para os drones, podiam também ouvir no que toca ao regresso do ferry...

Quanto ao balanço geral, as pessoas foram exemplares e ordeiras perante os avisos emitidos. Às 4 em ponto começou o dito temporal laranja. O aviso amarelo não se fez sentir no Funchal durante o espetáculo, decisão acertada do GR que contou com o público que cumpriu ordeiramente as directrizes. Parabéns à organização pelo momento, apesar dos desafios impostos pelo tempo!

Uma palavra para a "nova meteorologia", está a acertar mais vezes... agora falta a solução para o fumo que se vai repetindo de forma descomunal de ano para ano. Outra palavra para a comunicação social que se esforça por "vender" o evento em vez de dar tempo de antena ao Jet7, se calhar são eles que não querem ficar marcados com o que deixam transparecer.

Um bom ano a todos, temos muitos enigmas, loucos e desafios, Deus nos ajude com saúde.