26/06/2026, 13:52:09 Manifesto Anti-Arcadas
Está mais do que provado. Aliás, está quase cientificamente demonstrado. O Arcadas não serve para nada. É a versão institucional da pessoa que recebe as visitas à entrada, mostra a sala, apresenta o quarto de jantar, elogia a vista da varanda e faz um discurso sem nexo contra os outros partidos. Tudo muito teatral. Tudo muito cerimonial. Mas quando chega o momento de ser útil, desaparece. Quando é preciso defender os emigrantes madeirenses, não está. Quando é preciso tomar posição sobre imigração, reina o silêncio. Quando comunidades madeirenses no estrangeiro enfrentam dificuldades ou tragédias, não há uma palavra, uma iniciativa, uma proposta ou um gesto. É uma presença constante na ausência. Há quem pense que representar é aparecer em cerimónias e escrever, de vez em quando, um artigo de opinião cuidadosamente alinhado com aquilo que o chefe espera ler. Mas isso não é liderança. É apenas sobrevivência política. A Madeira precisa de representantes que intervenham, defendam e resolvam problemas. Não de figurantes institucionais que dominam a arte de parecer importantes sem deixar obra feita. No fim, fica a pergunta: para que serve um representante que nunca representa quando mais faz falta? Esse é, talvez, o maior mistério do Arcadas.
26/06/2026, 20:27:02
O trajeto Calheta - Ribeira Brava tornou-se nestes dias um tormento. Decisões mal tomadas da Câmara municipal da Ribeira Brava tornaram a vida de madeirenses e turistas um calvário. Demorar 40 minutos a fazer um único túnel é inadmissível. Estava eu nessa situação, quando em sentido contrário vi uma ambulância de transporte de doentes. À minha frente um SUV Nissan de rent a car. Na retaguarda um Dacia também grande que, pelo aspeto, transportava turistas. Enquanto penava, vi em sentido contrário dezenas de carros de grande porte Se fosse uma ambulância em emergência a circular, dois SUV encostando-se daria para ela passar a meio? Não sei. As estradas e os estacionamentos desta ilha não estão preparados para a quantidade de carros que circulam e estacionam em espaços exíguos. Atualmente, estacionar num parque é uma lotaria pois, no regresso ao carro, provavelmente já levamos com um risco ou há que fazer ginástica para conseguirmos entrar sem abrir muito a porta. Já vos aconteceu?
27/06/2026, 3:11:34
A ARM é aquela máquina de estar na linha da frente da informação sempre por más razões. A ARM está asfixiada por um contencioso que arrasta a gestão pública regional, por caminhos pantanosos, ao confirmar o avanço de uma ação judicial executiva no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal para cobrar uns astronómicos 33,6 milhões de euros à ARM (Águas e Resíduos da Madeira). O caso, que remonta à empreitada de ampliação da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra inaugurada há mais de duas décadas (em 2004) 😁. O excesso de confiança com que a empresa pública geriu o processo, fiando-se numa aparente e confortável "convicção" jurídica favorável, a ARM chegou ao ponto de remover levianamente este litígio e o passivo correspondente dos seus relatórios e contas anteriores, sendo agora apanhada totalmente de surpresa pela decisão soberana e definitiva do Supremo Tribunal Administrativo. A pesada fatura, inflacionada pelos juros vencidos ao longo de anos de avanços e recuos nos tribunais por diferendos com o consórcio construtor (onde figuram grandes marcas associadas às obras públicas na Região), constitui um rombo monumental nas contas públicas que, inevitavelmente, acabará por recair sobre as costas dos contribuintes madeirenses, provando que os erros de palmatória e a teimosia burocrática dos governantes e gestores de ontem continuam a hipotecar de forma obscena o orçamento e o futuro de todos nós hoje. Estas faturas coladas no teto descolaram. Venham daí mais aumentos da água, justo agora que que um marado do Turismo está a produzir lixo como nunca com as suas políticas massivas.
Envie texto ou siga-nos nas redes sociais:


Regras e Diretrizes da Comunidade
1: Não publique e-mail ou qualquer tipo de informação pessoal.
2: Não publique links do seu próprio blog/site.
3: Não faça spam, respeite.
4: Para Ajuda e Suporte, utilize o formulário de Contato.