N a EBS da Ponta do Sol há uma professora de físico-química que devia ser alvo de uma investigação da Secretaria da Educação. Diz-se a melhor professora daquela escola, sempre que se apresenta faz questão de mencionar que é MESTRE... pelo que me contaram mestre só se for da incompetência!!!
Nos anos anteriores, perdeu o tempo das suas aulas de FQ no 3° ciclo com bordados em camisolas e arco-íris em lã... que andaram a deambular numa exposição itinerante pela escola e pela Vila da Ponta do Sol.
Pergunto: que conteúdos de ciência foram aprendidos pelos alunos? Perder tempo nas aulas para bordar?!?!? Não devia ser uma atividade para fazer em casa, depois de abordar os conteúdos da físico-química?
O problema é que se arrastou ao longo do tempo, estas atividades para mostrar que faz coisas diferentes e lúdicas!!!! Oh minha senhora o ensino das ciências não pode ser encarado de ânimo leve. Estes alunos poderão ser ou não futuros médicos, engenheiros, entre outras profissões que deverão ter as bases científicas bem consolidadas... não é para saber enfiar a linha na agulha e fazer vários tipos de pontos de bordado.
Não quero ter a pouca sorte de adoecer e ser atendido por um médico seu ex-aluno... ainda me prescreve um químico que me mata, pois não saberá distinguir um anti-inflamatório de um anti-pirético.
Andou a brincar de faz-de-conta durante o 3° ciclo com os nossos meninos.... ouvi dizer que era o seu filho que estava no secundário que preparava as suas aulas do 3° ciclo.
Ameaçou várias vezes os alunos que se fizessem queixa de si que iria meter um advogado... e os pais ficaram quietos na esperança que o tormento terminasse no 9° ano.
Mas o pior aconteceu, esta senhora (...) fez questão de continuar com os alunos, azar o dos pequenos. Durante este ano que agora terminou a incompetência desta senhora, que nem devia ser professora, foi aumentando de forma gradual.
Cometia erros científicos! Pois foram várias as vezes em que se enganou nas fórmulas. Não trazia os conteúdos preparados, projectava vídeos sobre os conteúdos mas sem explicar.
Faltou imensas vezes, não cumpria o seu horário na íntegra, pois muitas vezes nas aulas que desdobravam pedia ao professor de Biologia para dar à turma toda e depois saia 135 minutos antes ... perdi a conta de quantas vezes isto aconteceu... coitado do professor de Biologia... ficava sempre a cumprir o seu horário mesmo sem alunos... pois eram essas as regras.
Pergunto: estes desdobramentos não são para fazer as experiências? E se o professor de Biologia tinha a aula programada com a experiência para metade da turma? Deve ter feito para a turma toda, prejudicando a aprendizagem dos jovens. E ela quando fez as benditas experiências?
Quando os alunos manifestavam o seu descontentamento, pois no secundário FQ é para levar a sério, os exames são de ingresso para muitos cursos, ela continuava a ameaçar com advogados e tribunais.
Chegaram ao fim e a dita senhora não cumpriu o programa.
E disse nas turmas que o próximo professor iria colmatar essa falha, pois seria ele a prepará-los para o exame.
Fico satisfeito que esta senhora saia da vida destes miúdos, pois há estragos que não sei se serão reparados no 11° ano. Coitado do professor que herdar estas turmas... terá de dar 2 anos de FQ num só, pois com tantas falhas muitas coisas não foram dadas ou foram dadas de forma errada.
Durante os 3 anos que acompanhou esta malta apenas se preocupou com a aparência, tinha de aparecer, de fazer atividades para a sua própria avaliação... e a avaliação dos alunos? Foi justa? Avaliou corretamente ou apenas deu notas para calar a boca dos miúdos? Pois não era todos os dias que tiravam notas máximas numa disciplina considerada difícil por muitos.
Sei que uma mãe meteu recurso da nota na disciplina. Como irá "descalçar esta bota"?
Sei também que houve um abaixo-assinado para que não seja professora destes miúdos no 11° ano. Há muitos pais insatisfeitos mas com medo de darem a cara, pois as ameaças com advogados são constantes.
Espero que quem tem o poder na escola veja com atenção esta situação.
Esta senhora MESTRE devia sair da profissão e dar oportunidade a quem tem o perfil de professor e infelizmente está no desemprego.
Quarta-feira, 13 de Julho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
