A conta de fazer bananas: 18 milhões - 6,7 milhões falta 11,3 milhões


Link da Notícia

O assunto da Banana mal paga aos produtores da Madeira "nacionalizou-se" e pode internacionalizar para chegar à leitura de outros produtores europeus, o que vai dar comparações. Esta coisa de passar para o lado de lá da nossa ilha nunca deu certo, porque aqui controla-se tudo e se a notícia for local ninguém se mexe e o assunto morre. É do tipo deixa-os falar. Mas quando salta para fora da Madeira a coisa muda de figura, as notícias nacionais têm outra amplitude e gente de direito para começar a fazer perguntas... e agir sem medos.

Eu não gosto deste secretário da agricultura e, para quem anda bem informado, esta conta de receber 18 milhões para apoio aos produtores de banana e só entregar 6,7 milhões, lançam suspeitas sobre o remanescente, a parte maior de 11,3 milhões, sobretudo quando se vê boa vida, os preços nos supermercados e museus, até parece já quererem tornar a Banana uma recordação do passado. E o rendimento dos bilhetes vai para quem com o investimento pago por quem?

Quando são mal pagos há muitos anos e agora vivem momentos de grande ansiedade com os custos todos a subir, vai deixando de valer a pena cuidar, a tentação de vender terrenos é grande. A Secretaria da Agricultura não está a zelar por valer a pena produzir dois produtos emblemáticos da Madeira: banana e vinho.

Gastar 10 cêntimos por kilo na Madeira parece que é para deixar quietos 10 milhões redondos. Ao tempo que os preços não são atualizados, este pagamento é para calar e acalmar. Não tenho dúvidas de que os produtores não devem cair na esmola e continuar a sua luta. Há gente nervosa, uns pela contestação e serem descobertas as verdadeiras contas, outros porque podem ser culpados por um desaire eleitoral.

O secretário da agricultura quer comprar silêncio e não pagar justo preço pela banana. O senhor secretário está a "fazer bananas".

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link

Enviar um comentário

0 Comentários