Contas para inglês ver


H oje (sexta) o Diário publicou uma notícia bombástica sobre o facto de a Madeira ter capacidade para poder produzir mais de 70% de energia renovável (link). O bom é que ficamos todos felizes e ninguém fez contas, o mau é que uma coisa é ter capacidade outra é poder mesmo! O lamentável na notícia não é a própria notícia mas o facto do jornalista que a escreveu (para não dizer que se limitou a publicar o que recebeu de um Assessor de Imprensa) não saber sequer a tabuada dos dois.

Vamos então a contas de multiplicar. Acredita-se que nos dias 27 e 28 de outubro os valores da precipitação e do vento permitiram, por algumas horas, que a produção de energia renovável tivesse atingido os 70%. Grande notícia! Por duas horas a produção atingiu os 70% e extrapola-se para o resto dos 365 dias? (link)

Se descobrirmos que a água que caiu do céu nesses dois dias já foi consumida pelas hidroelétricas em poucos segundos perderíamos logo o entusiasmo da propaganda do regime. O bom mesmo era que as chuvas durassem o ano inteiro para que as contas batessem certas. Diz a tabuada que se chovesse todos os 365 dias mais de 40mm por hora e o vento estivesse sempre acima dos 20m/s então sim, poderíamos atingir esses valores durante o ano inteiro.

O jornalista que publicou a notícia nem pensou em questionar o IPMA em quantos dias por ano é que temos estes fenómenos de Sudoeste. Vinte trinta? A realidade meteorológica é que anualmente a chuva e o vento que temos nem dá para a cova de um dente, quanto mais para colocar a Madeira a produzir 100% de energia renovável. Alguém anda a enganar alguém!

Claro que no meio intelectual vão aparecer os profetas das Alterações Climáticas a garantir que os fenómenos meteorológicos extremos vão ser cada vez mais frequentes e que assim poderemos produzir os tais 100% de energia renovável. Veja-se que se isto mudar muito e não houver noite até os painéis solares poderão produzir 24 horas de energia limpa.

O problema é que se houver vento, sol e chuva 24 horas por dia durante um ano teremos a tal capacidade para os tais 100% mas numa terra sem Turistas porque ninguém vai querer vir passar férias num monte de lama ventoso.

Uma referência final para o artigo de opinião no Diário de um jovem de nome David Pedra Costa (onde é que já ouvi este nome?) sobre o Transporte de energias renováveis (link). Muito didático e interessante! Nada como o mau tempo para aparecerem novas mentes brilhantes!

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Adere ao grupo Opina Madeira no Whatsapp: link

Enviar um comentário

0 Comentários