As jaulas de aquacultura devem rumar à Calheta


A final o Programa Interesse Público de ontem, na RTP-Madeira, quarta-feira 4 de jan 2023 às 22:10h, deu a resposta cabal ao problema da aquacultura na Madeira, e nem foi preciso estar presente o "fugitivo" do Secretário das Pescas para explicar como passou licenças fora da Lei, para depois mudarem a Lei para ficar legal. Mas no programa estavam o Presidente de Câmara da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, a Ponta do Sol estava contra, a da Ribeira Brava estava hibrido, um "não mole", e a câmara da Calheta estava totalmente a favor, pois nenhuma queixa tinha chegado àquela autarquia sobre o impacto ambiental ou visual das jaulas no concelho. Está resolvido! A Ponta do Sol ainda não tem o problema e evita, a Ribeira Brava faz deslocar as suas jaulas para a Calheta e assume ainda a ampliação das explorações. Como a falar as pessoas se entendem e resolve o problema ao GR. 

No entanto, devo ser justo, a Câmara da Calheta que faça uma sondagem a ver se as pessoas vão continuar a ir à Calheta, à praia de areia, com todas as jaulas à "porta", penso que não haverá problema e aprova, mas por via das dúvidas... Faço o reparo por causa da despesa com a recarga da areia.

Um pormenor, acho engraçado que o técnico Carlos Andrade diga no programa que as zonas já estão altamente impactadas o que, trocado por miúdos, significa está muito adulterada e betonizada, assim e segundo ele, o argumento de impacto visual não colhe. Como para vingar a aquacultura se diz a verdade sobre a betonização da ilha. Uma das duas intervenções de Célia Pessegueiro que resumiu tudo:

Parabéns pelo debate civilizado, ao moderador que não manipulou nem cortou intervenções, ao contrário do maroto do seu colega Gil Rosa que tem má escola. Ainda assim, quero deixar um reparo sobre um pormenor, quando o líder da AZIA foi mandado calar pelo Presidente de Câmara da Calheta, por um apontamento muito curto que fez. Como seria Carlos Teles em debate com alguns desrespeitadores do seu partido, como Sara Madruga da Costa, Carlos Rodrigues, entre outros.

O saldo final é altamente positivo parabéns.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor. Texto colaborativo.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários