Boa tarde!
C omo é do conhecimento de todos os madeirenses, nomeadamente por aqueles que foram prejudicados pelo encerramento dos serviços da Segurança Social. por obra e graça dos nossos governantes, os mesmos serão reabertos neste ano de 2023. Porque será?
Aqueles, carne para canhão, que irão para esses serviços, terão o apoio técnico por parte dos superiores hierárquicos para tirarem as dúvidas, por falta de experiência? É que um funcionário para dar resposta aos utentes num serviço local não se faz de uma hora para outra. Faz-se ao longo dos anos, lendo a Lei e interpretando a mesma. Infelizmente nesta terra os funcionários não têm poder de interpretar a Lei. O chefe é que interpreta, é a Lei à luz do Chefe.
*
Os serviços locais da Segurança Social (SS) foram encerrados com a entrada da Rubina Leal, o que levou ao desnorte da gestão da SS e, por consequência, diz-se que perderam as autárquicas em 2017 e quase perdiam as legislativas, em 2019. Colocaram muitas chefias, tachos para amigas e familiares de Rubina Leal e de Augusta Aguiar, já na era da Rita Andrade como secretária. Foi o abandono da relação com o povo que AJJ tanto prezou e de que os Renovadinhos queques tinham "nojo". Depois foi o que já sabemos, perderam a maioria no poder local, iam perdendo o poder no governo, só com a ajuda do CDS se conseguiram manter.
Os Renovadinhos usaram as Casas do Povo para substituir as Juntas de Freguesia e os serviços locais de SS que encerraram. Desvalorizaram as assistentes sociais que estavam no terreno, ao colocar chefias que tinham "nojo" dos pobres e nem sabiam fazer um diagnóstico social minimamente credível e, pior que tudo, neste modelo implementado em 2015, nem estão em contacto com as populações carenciadas. Não admira que ao rejeitarem quem trabalhava bem junto do povo, com décadas de provas dadas, que o risco de pobreza tenha aumentado ao ponto de ser o pior de Portugal.
O que estão agora a fazer é reabrir os serviços locais com pessoas sem experiência, com estagiários que não têm colegas experientes e respeitados pela população local. Não é fácil criar confiança nas pessoas atendidas e conseguir combater a pobreza envergonhada. Há o mérito de reconhecer o erro, mas neste processo adiaram milhares de oportunidades para melhorar a vida das pessoas, o que levou centenas a serem emigrantes. Basta analisar o despovoamento e o desastre demográfico que temos na região. Nada é ao acaso, só há um culpado!
Erros de casting nas chefias, durante anos seguidos, levaram ao péssimo planeamento sócio económico da região, matando as oportunidades de desenvolvimento social de duas gerações.
*
Como andam os serviços do Jardim da Serra, Quinta Grande, Serra de Água, Tabua, Canhas, Madalena do Mar, Arco da Calheta, Jardim do Mar, Paul do Mar, Prazeres , Ponta do Pargo ( tem dias), etc? É esta a SS que temos, só cobre as diversas freguesias em ano de eleições.
Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor. Texto colaborativo.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.