A Gestão do Hospital já anda nos Abaixo Assinados


B ichinhos é coisa que não falta no hospital, pode-se entrar e ganhar uns de estimação ou levar para casa. Só essa realidade já nos diz que o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos não está a ser respeitado ou não está a ser eficaz da forma como é implementado. Uma coisa é um descuido, outra é uma ordem para prevaricar! Se bem que o descuido começa a ser prática como o "ajuste direto", não é aceitável que a gestão não conheça as regras.

De visita ao hospital pude apreciar que os Assistentes Operacionais andam em alvoroço e com ele também anda um abaixo-assinado a circular. Tudo se prende com o facto de quererem ser tratados de acordo com as regras, é que saiu uma orientação do SESARAM que sugere que os funcionários levem as fardas para lavar em casa. Noutra profissão poderia ser normal, nesta não. Percebi o cerne da questão através de pesquisa e a norma é esta "GCPPCIRA.PRO.03":

Os profissionais devem normalmente usar uma farda pessoal, farda específica (dependendo do seu local de prestação) ou a sua roupa coberta por uma bata. O uniforme deve ser confecionado de material de fácil lavagem, termo resistente e de modelo simples, de acordo com o preconizado pela instituição. Deve ser substituído diariamente e lavado na lavandaria da instituição, evitando-se assim a propagação da carga microbiana própria do contexto hospitalar, para fora deste.

Ainda há pouco, no noticiário da TV, pude ver os americanos a informar de que suspeitam que a origem da pandemia de Covid-19 deveu-se a uma fuga num laboratório em Wuhan - China. Um hospital é todos os dias um "laboratório", doentes, funcionários e visitantes são os potenciais portadores.

Os Assistentes Operacionais do nosso hospital têm toda a razão! Sair com essa roupa hospitalar para casa é uma ordem irresponsável e atenta contra todos os que estejam em contacto, que não os profissionais preparados para isso nas lavandarias. Têm a certeza absoluta de que este hospital aprendeu alguma coisa com a Covid-19?

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 01 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários