Sondagem DN-M: upa PSD/CDS, ai PS(!), JPP muito trabalho ... muito trabalho ...

 

Sondagem de hoje do DN-M.

A sondagem do Diário! O que temos de novo? Mais um terço de entrevistas pelo DN (603) do que na sondagem do JM (400), melhor do que nada mas continuam poupadinhos quando o fiável vai para as 3 ou 4 vezes mais entrevistas do que o DN-M. Se da sondagem de 6 de fevereiro do JM para a sondagem do DN-M há uma substancial diferença, o que resultaria com o número de entrevistas indicado como ideal? Por este andar o PSD chegaria aos 100%, evidentemente que estou a brincar mas a diferença, o que dizer?

Nas duas sondagens do DN-M, de uma para outra, parece que o que o PS perde o que o PSD ganha, mas a JPP está na mesma situação, quem está a tirar votos ao PS? Penso que a JPP. Mas, se olharmos mais um bocadinho, todos os partidos subiram de uma sondagem para outra no DN-M e só o PS desceu! Ou PS é um grande fornecedor ou os indecisos mexeram-se.

Comparando antes e depois, a escrita simples é para a sondagem de Outubro/22 do DN-M, a negrito para a sondagem de hoje e a vermelho a sondagem do JM no início de fevereiro. Na sondagem anterior do DN-M dada a conhecer a Out. 2022 indicou que a coligação PSD/CDS recolhia 44,3% (50%) (33,4%) das intenções de voto, seguindo-se o PS com 21,8% (15,3%) (21,0%), JPP com 7,7% (12,6%) (6,0%), Chega com 2,2% (3,3%) (4,8%), Iniciativa Liberal com 1,9% (2,9%) (3,0%), CDU com 0,9% (1,7%) (0,8%), BE com 0,7% (1,3%) (1,5%) e PAN com 0,2% (0,8%) (1,2%)

Sondagem do JM no início de fevereiro.

Os destaques vão para as subidas do PSD/CDS e da JPP. A conversão em mandatos com a sondagem de hoje do DN-M e comparando com os resultados de 2019, escrita simples para 2019 e negrito para a projeção desta sondagem:

  • PSD/CDS 29 (24);
  • PS 8 (19);
  • JPP 7 ( 3 );
  • Chega 1 (0);
  • IL 1 (0);
  • CDU 1 (1).

Moral da história, com esta sondagem do DN-M, o PSD ao fim de 47 anos ainda brinca com o PS que teima em querer ganhar à sua maneira, o eleitorado parece dizer que "igual por igual" mantem o PSD, o PS não ouve e do sistema não há maneira de se desligarem. Com 3 afirmações do seu líder do PS pode ver o partido a crescer mas é preciso coragem e assumir, não é mentir para votos! O PS não agarrou o voto útil de 2019, o eleitorado não viu trabalho. A JPP, pelo contrário e por esta sondagem, parece que vê o eleitorado premiar o seu trabalho, o que de certa forma confirma a observação feita ao PS. Os ataques viscerais, diretos ou por via da comunicação social, do PSD à JPP, conferem notoriedade e crescimento ao último em prejuízo do PS, que nem parece a segunda força política. É de propósito?

Os restantes balançam: Chega, IL e CDU. O Bloco de Esquerda tem o resultado do marasmo do qual não sai. O BE na Madeira parece o PSD com Jardim, mas com saias. É preciso arejar e cuidar do partido e não da reforma e da descendência ... aí já parece o Ramos ...

Por curiosidade, 2015 para avaliar o fenómeno Cafôfo e a evolução dos partidos:

Nota: nada de visar o JM, como sabem escrevem torto para dar direito, no fim riem-se eles. Acredito que o DN-M seja uma análise e o JM um encaminhamento.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 01 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários