Por onde andam os lobos marinhos da Madeira ?


C om certeza todos se lembram do trabalho meritório feito nas últimas décadas em defesa da Foca Monge da Madeira, da espécie Monachus Monachus, mais conhecida por Lobo Marinho. Durante muitos anos o Parque Natural da Madeira divulgou imagens e números dos adultos e crias que iam nascendo e que monitorizavam. Fizeram-se documentários de TV e publicações que atestavam a recuperação duma população de meia dúzia de indivíduos nos anos 80, para cerca de 30, até recentemente.

Com as medidas implementadas, os ditos animais começaram timidamente a voltarem a ser avistados no litoral sul da Madeira e até excecionalmente no areal do Porto Santo (foto anexa do JM).

Mas eis que começou a ser notícia o avistamento de indivíduos com ferimentos... A explicação nunca foi dada pois não aparentavam ter origem nas lutas de acasalamento mas sim por objetos cortantes e na zona do pescoço (acidentes com hélices de embarcações provocariam outro tipo de cortes óbvios).

Depois avistaram-se um ou outro animal morto (por velhice?).

Entretanto, com o fim da Covid e a retoma das actividades marítimo-turísticas em força, não têm sido observados lobos marinhos. Milhares de olhos no mar todos os dias e dezenas de viagens junto à costa e ao largo e nada...

Por coincidência, ou não, deixaram de haver fugas maciças de douradas das jaulas de aquacultura, que faziam a felicidade dos pescadores amadores entre Câmara de Lobos e a Calheta! Nunca mais as redes das ditas jaulas se romperam... Pois até dizem que a aquacultura em off-shore é sustentável para a vida marinha... 

Mas estará a ausência de lobos marinhos relacionada com os danos que provocavam aos referidos viveiros?

Deixo a pergunta ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, aos respectivos vigilantes, às associações ecológicas locais, às empresas marítimo-turísticas, às empresas de aquacultura, à Estação de Biologia Marinha da CMF, à Secretaria do Ambiente, à Secretaria das Pescas e do Mar, à comunicação social e finalmente, à AMN e Polícia Marítima, porque há indícios de crime premeditado em larga escala!

Onde estão os "nossos" Lobos Marinhos"?

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 4 de Agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários