A obra tem a ver com construção civil e pouco ou nada com música. A Casa da Orquestra, programada na base do "tem de ser’", "sou eu que mando’", não escolheu o melhor lugar para a sua implantação. Literalmente, um buraco, resto de um terreno com suportes em betão a um prédio, para que o mesmo não deslize rocha abaixo, será segundo o Diário (de sábado), um grande problema de engenharia a resolver. Vão ser construídos 6 andares, depois de cavar bem fundo onde estará um parque automóvel para 120 carros, prevê-se uma sala de concertos, restaurantes, outras salas de ensaio/concerto de pequeno formato e, ainda, nos andares superiores, apartamentos onde ficarão maestros e músicos convidados.
20 Milhões do erário público (link) que não alteram o trabalho que a orquestra já faz, e bem, nas salas de concerto que já existem. Se esta sala fosse no cais 8, ou ao lado do Fórum Madeira (incluída no terreno do ‘’Dubai’’), ou no perímetro da Antiga fábrica da Ilma, abandonada…ao fundo na mesma avenida, nada contra!
Condições e vizinhança: O antigo ‘’espaço’’ dos silos fica à saída de um túnel rodoviário com grande movimento. À saída do Porto do Funchal, com grande movimento e um ‘’brinde diário’’, o regresso do Navio Lobo Marinho com a sua entrada triunfal de marcha atrás, barulhenta e trepidante, lançando centenas de pessoas, carros, motas com inevitável ruído na rotunda (em frente à porta da sala de concertos, em hora de concerto!!!!!). É também nesta avenida que se realiza o Cortejo de Carnaval, Cortejo da Festa da Flor, eventos desportivos e a noite de animação das Vespas e Hotel CR7. O sítio também cheira mal pois aquela ETAR, lança perfume! *
Tem tudo para dar certo!
Isto ultrapassa o bom senso, o planeamento da cidade, o nosso futuro. Por favor, partidos da oposição, falem disto. Por favor, sociais-democratas, centristas, PANistas falem disto. Proponham antes, por menos dinheiro, um Conservatório do Tipo Europeu, com todas as valências incluindo uma sala de concerto para orquestra sinfónica. Aos músicos, professores de música e aos diretores das escolas de artes, falem disto e lutem por uma alteração deste projeto. Os ordenados e as mordomias dos cargos, não são compatíveis com o espírito de missão, neste caso a vossa missão. Assumam a vossa crítica, nos corredores e publicamente, talvez possamos corrigir esta Sinfonia do Betão Armado!
* A lota e o salitre (manutenção).
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 26 de Novembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.