Como aldrabar "votos"


N a minha vida já ouvi muita coisa sobre como é que se ganha eternamente, mas também acho o povo fraco. Carente e sem futuro, vende-se rápido, é egoísta (se lhe passarem a mão no pêlo não mantém a coluna e estraga a vida dos outros). É agradável pela frente mas matreiro por trás (quantos no Governo até a família traíram). Mas hoje venho falar do que já ouvi como justificação para o sucesso eleitoral por vezes incompreensível.

Levei uns dias a pensar, é um levantamento sobre o que ouvi ao longo de anos sobre "como se fazem as coisas", não estou a dizer que o fizeram.

Aldrabar uma eleição por meio de manipulação dos boletins de voto pode ocorrer de várias maneiras. O partido democrata não conseguiu resistir em eleições internas nacionais, como deu barraca, aperfeiçoou o esquema e condicionou eleições, para não haver.

Aqui estão algumas das vigarices mais comuns que podem acontecer numa mesa de voto.

  1. O tradicional voto em nome de outros, pessoas que votam no lugar de eleitores ausentes, mortos ou que já votaram (este é um galo do caneco). Já ouvi com uso de documentos falsos para se fazerem passar por outra pessoa ou com os documentos delas.
  2. Acrescentar uma marca nos boletins para torná-los nulos, caso tenham sido preenchidos para o "candidato errado". Os mais estúpidos até apagaram com borracha ou tinta especial e refizeram o voto.
  3. Substituição de boletins. Como? Trocam os boletins reais por boletins falsificados já preenchidos antes da contagem. É preciso logística, contagem certa e agilidade, mas também todos da mesma cor. Também há parcelar, a remoção de boletins legítimos e adição de outros falsos no local da contagem.
  4. Urnas Manipuladas, eu diria "manápulas" em cima. Introduzem boletins extra antes ou depois do encerramento da votação (voto fantasma). Nem sempre é preciso ganhar, inviabilizar também pode ser bom ... Já ouvimos roubo ou destruição de urnas em zonas onde a votação favorece um candidato específico, até aquelas urnas que passeiam antes de chegar ao destino final. É preciso uma "democracia" de maioria absolutíssima.
  5. A manipulação da contagem, alteram os números durante a contagem manual, mais eleitores e mais votos, aqui houve episódio de influência ou coação sobre os "fiscais" para que aceitem resultados adulterados. Assim, na declaração de votos nulos ou brancos há excesso para reduzir os votos válidos de um candidato. Fiz-me entender. Há quem tenha denunciado outra era mas quando usufrui da nova fica quieto.
  6. A montante, compra de votos e coação, o tradicional oferecer dinheiro, emprego, promoção, bens ou favores para que eleitores votem num candidato específico. Também há descarado na porta. Pressionar eleitores dentro ou próximo do local de votação para escolherem um candidato.
  7. O controlo de procurações e voto assistido. Induzir ou forçar pessoas idosas ou com dificuldades a votar em determinado candidato sob pretexto de "ajuda". Meus amigos, existem votações por cá, nas zonas rurais, que são resvés. Mas também controlar votos de analfabetos ou pessoas dependentes, garantindo que votem conforme orientado. Ainda há.
  8. Influência na emissão e distribuição de boletins, ou seja, distribuir boletins já marcados ou escondidos dentro de envelopes antes da eleição. Votos antecipados... Mas também há o contrário, impedir que opositores recebam os boletins corretamente ou dificultar sua distribuição. Aquelas falhas nos votos antecipados...

O meu texto pretende acabar com inocentes para termos gente atenta, há momentos que a vida deriva para situações que nunca deveriam ter acontecido. Não há máquina do tempo, mas há atitudes que nos fazem viver bem diferente. Minam a democracia e destroem a confiança no processo eleitoral, para acabar em ditaduras? A única maneira de preveni-las é garantir observação independente, transparência na contagem e participação ativa da população.

Desta vez é para mudar.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 7 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários