A ssistimos na Madeira ao desvalorizar do que é mau e normalizar o que é ilícito e crime. Depois, em tempos como estes de pré-campanha assistimos ao negacionismo e revisionismo "online". Temos enxurradas de desinformação convivendo com o deslizar das narrativas para dourar a catástrofe judicial que se abateu sobre o Governo Regional. A liberdade de imprensa não encaixa na propriedade dos órgão e da necessidade do Governo, assim nascem uns atrevidos de carteira profissional de bradar aos céus, sem esquecer algumas importações que se deslumbraram com o poder.
Eu pensava que o negacionismo e o revisionismo eram sempre sobre o histórico, mas nisso a Madeira de facto inovou, agora é online. Lamentavelmente, o debate político aproveita-se da cultura predominante na sociedade.
Pegou na moda ser errante e atribuir ao adversário aquilo que alguns são. Como se pode descrever este tipo de políticos cínicos e hipócritas que atribuem aos seus adversários a sua postura e decisões erradas?
Esse tipo de político cínico e hipócrita, que projeta nos adversários os próprios erros e decisões erradas, pode ser descrito como um "demagogo inverso" ou um "espelho distorcido" da política. Não quero escrever muito, mas isto enerva-me, porque depois colocam-se no pedestal da medida e ética das coisas.
Há políticos, com cargos e governantes, que atribuem aos rivais as suas falhas, como se fossem os culpados pelos seus próprios desmandos. É uma hipocrisia estratégica, condena em público o que pratica nos bastidores. Desvia o foco, em vez de responder pelas suas falhas, desvia a atenção culpando outros e usando o tempo para acusar e assim evitar o seu próprio escrutínio.
O desplante é muito e vale tudo, como a vitimização cínica, quando estes políticos são criticados, fazem-se de perseguidos, alegando injustiça ou conspiração. Esta narrativa reciclada, usa os erros do passado dos adversários para justificar os seus próprios. Os seus são sempre pequenos e menos mal.
Como designar esta gente? Político reflexivo? Porque age como um espelho que distorce a realidade? Demagogo de reversão? Porque inverte a culpa para não assumir responsabilidades? É uma estratégia do eco? Que repete as acusações que caberiam a ele próprio ou repete mentiras até serem verdade? Um oportunista revisionista? Reescreve a história ao seu favor, culpando sempre os outros. Eu diria que são revisionistas online.
Este perfil é típico de políticos que apostam na desinformação e na manipulação do discurso para manter sua influência, iludindo eleitores menos atentos com táticas de inversão de narrativa. Temos disto no mundo e na Madeira. Sem vontade de conhecer, acompanhar e ler, o povo concede vitórias contra si...
Desapareça com eles! Opina Madeira, parabéns pela vossa existência e resiliência, não temos mais nada para os enfrentar.
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 16 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.