O quartinho do Sousa


Pode ser visto neste link com imagens de 2025.

O ex Presidente da CMF, o engº Miguel Silva Gouveia teve esta semana uma publicação interessante, daquelas que desperta a atenção de qualquer um que vai observando o rumo da nossa cidade ao nível dos licenciamentos para obras e seus abusos. Deixa antever que qualquer dia vamos ter mais rusgas na Madeira.

Há violação do PDM? Eu digo que sim e corroboro, mas enquanto cidadão já não sei a quantas andamos a nível de suspensão do PDM, para alguns, e qual o alcance, é que falta muita informação e é de propósito. Nas ortofotos do Google, já começaram a demolição, evidentemente esta informação já está atrasada ... decidi pesquisar de outra maneira. Creio que como diz o Madeira Opina, importa os assuntos e não as pessoas, mas quem tem força para um desplante destes?!

A Quinta da Fé está explicitamente inventariada no Anexo V do PDM do Funchal como uma Quinta Madeirense de dimensão relevante. O próprio relatório de fundamentação do PDMF reconhece que estas quintas constituem espaços de memória e identidade local, cuja transformação deve ser restritiva, garantindo a preservação do seu valor arquitectónico, histórico e paisagístico. MSG (link)

Fui à procura e confirma-se! 

O documento completo está neste link.

Tenho o senhor engenheiro como muito organizadinho, mas ainda assim, e trabalhando o contraditório, fui ver se o que diz está escrito, e neste mesmo documento (link) estão duas páginas que tiram as dúvidas. Peço ao MO que inserte os doc's 3 e 4 aqui:

As Quintas Madeirenses são protegidas pelo PDM, meus senhores a quinta foi desclassificada para haver construção? Não! Esta é mais uma manobra do tipo "Praia Formosa" possivelmente. Fui à procura! Tudo se começa a definir quando se chega ao nome da empresa Delta Santo Agroturismo, o que põe o PSD na CMF em sentido, um ex-sócio da Dra. Pedra. Por tanto, existe a lei, mas conforme a cara do freguês, já se faz vista grossa ao PDM e permite a demolição de Quintas Madeirenses.

E assim começam as informações às camadas, típico na Madeira. De quem é a empresa Delta Santo Agroturismo? Até parece a conversa dos "verdes" com o gás. É de uma empresa chamada LUMISO SGPS. MO, metam o PDF, os leitores que rodem as folhas até ao fim:

Ou seja... de um senhor chamado Luís Miguel Sousa. Agora eu acredito que sim tudo é possível porque também não há lei para o senhor, dizem que consegue tudo o que quer e então com uma ex sócia na câmara... Estas coisas queimam Dra. Pedra, estava a fazer o seu caminho e agora borra-se.

Mas para isto ir avante alguém tem que dar um parecer para mandar a quinta abaixo, e nas minhas averiguações, fundamentadas, chego a um nome que envergonharia qualquer pessoa ligada à cultura ou ao património, a Dra. Teresa Brazão, ex Directora Regional da Cultura. Ninguém nesta terra consegue dizer não a estes abusadores? Preferem a exposição e a Justiça? Todos nesta terra estão à venda? Se for um cidadão a querer construir um quartinho, passam um calvário burocrático para ver licenciado. Para os DDT até para demolir quintas madeirenses conseguem aprovação.

Termino por hoje, mas não terminei o assunto, voltarei ao vosso contacto porque há pontas soltas. O que vai nascer ali? Um bloco de AL's? Uma casa de magnata? Peço que insertem a publicação do engenheiro Miguel Silva Gouveia, porque foi a sua publicação que me abriu o apetite e merece a referência.

Continuem o vosso bom trabalho de Opinião Pública, onde é que eu publicaria isto?!

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 8 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários