PSD
O PSD tentou na campanha usar uma linguagem "tipo Chega", não foi bem sucedido, provocou o crescimento do Chega, o que deve realmente fazer, enquanto partido tradicional, é começar a moderar as clientelas partidárias que estão a dar cabo do país e a alimentar o Chega.
É impressionante como o CDS se sente em casa na sede do PSD, mesmo sem eleger, a "Secretaria" cobre tudo o que o CDS quer.
Luís Montenegro, no discurso de vitória, usou a fórmula de Albuquerque, e "legitimou" a Spinumviva. Quem precisa de Justiça neste país dos políticos?
Luís Montenegro, no discurso de vitória, disse que vai aumentar o empenho no combate à corrupção, vindo da boca dele e com a escola de Albuquerque é um delírio.
A ajuda do Social Democrata Marcelo, em último mandato, em 2021, pedindo uma demissão, não deu poder cómodo ao PSD, mas foi muito eficaz a fazer crescer o Chega. Um comentador de tudo que falhou e criou uma nova realidade nacional. Marcelo que não se esqueça que vai produzir uma Revisão Constitucional com o Chega.
A AD não ganhou, foi o Chega e já entalou a AD no futuro.
CHEGA
O discurso anti-emigração ganhou, falta saber se os bolsonaristas não contam para o Chega, é que o resultado do partido é mais ou menos a média de brasileiros que aparecem nas entrevistas de rua.
O Chega derrota a comunicação social com o seu batalhão de perfis falsos e bots a bombar. Muitos grupos do Facebook deram-lhes guarida na Madeira.
Bem, agora o Chega tem que ganhar a junta de freguesia do Caniçal nas próximas Autárquicas.
O PS é o partido que mais Autarquias tem, o que andaram a fazer pelas Legislativas? Já parecem o PS-M com confusões, retrancas e toupeiras, não sabem que sucesso chama sucesso?
O Chega com Pedro Frazão, insistentemente interrompendo João Torres do PS, na RTP1, dizia que não era de Extrema Direita, é curioso que lá fora só se dão com a Extrema Direita e só recebem parabéns da Extrema Direita internacional, coincidências. Le Pen foi efusiva e lembrou que o Chega era do seu grupo na Europa...
Quase que o Francisco Gomes agradecia à mulher e travou no discurso de vitória, mas divergiu para a filha. O Chega também tem esquemas e já vimos que não são santos, mas o eleitorado está em fase de perdoar o Chega e castigar os outros. Chama-se coerência.
O Chega fala de campanha orquestrada contra si, mas é o partido que mais orquestra ideias nas redes sociais com "bots" e perfis falsos a encher o pais de divisões.
Não é de Portugal, é da Roménia, o candidato europeísta ganhou ao de Extrema Direita. Os Portugueses sabem que o Chega não gosta de uma Europa unida?
O Ventura parecia outro na hora da vitória, vendia saúde, não houve chilique.
Ventura falou que as empresas de sondagens falharam, que não tenham acertado e depois se saiba de cenas à "extrema direita"... como na Roménia. Limpo o esquema, o europeísta ganhou.
Ainda há abstenção para o Chega crescer.
E o Chega saiu coitadinho, foi ofendido. O Chega nunca ofende.
"Dizem que o Chega foi agressivo, eles ainda não viram nada" - André Ventura.
PS
Pedro Nuno Santos perdeu e pediu a demissão, com quantas derrotas Cafôfo pede a demissão? Ainda vai arder as Autárquicas? Miguel Silva Gouveia já não está na equação. O líder une ou sai quando não rende.
Não foi a onda populista que afundou o PS-M, foi o próprio com as suas confusões permanente, o facto de não ouvir ninguém, a falta de oposição eficaz, os esquemas de emprego na política, a incapacidade de não ser do sistema e criar suspeições, o facto de não haver uma limpeza e uma refundação. Os mesmos destroem e não saem, os novos não existem. A JPP vai esvaziando o eleitorado.
Carlos Pereira, in-extremis, já de calças borradas e a pensar pedir emprego ao PSD, foi eleito nos restos do Hondt em Setúbal. Portanto, uma má rês do PS fora da Madeira, ainda vence. O DN rejubila, o deputado e amigos sorriem. Mais gasolina na turbulência.
O Chega nacional na Madeira e o JPP "regional" na Madeira, estão a informar ao PS de Cafôfo que tem de ser mais agressivo para estar na política, não basta mostrar os dentes, tem que ser líder e mostrar liderança, tem que saber acarinhar o melhores e não acomodar os amigos e as famílias
A nível nacional, o PS por agora está em segundo lugar com mais 48.916 votos, mas com os mesmos 58 deputados do Chega. Faltam os votos da Europa e resto do mundo, são 4 mandatos. Em 2024 foram 2 deputados para o Chega, 1 para a AD e outro para o PS. Ora AD+IL+Chega já dá Revisão Constitucional sem esse resultado em falta. O PS a dormir no que dá...
O próximo grande debate nacional das próximas Legislativas Nacionais é entre o Chega e o PSD.
JPP
Eleições não se comparam, mas a diferença entre eleições chama-se volatilidade, portanto, se a JPP não souber se posicionar, um dia, numa eleição, pode não chegar ao expectável, basta os outros "arrancarem". Entre Legislativas Nacionais subiram de 14.344 votos (2024) para 17.115 votos em (2025). Nas Regionais obtiveram 30.094 votos (2025), há pouco tempo, menos 12.979 votos. Volatilidade e destaque para o trabalho Parlamentar.
A gestão das Autárquicas, nomeadamente Santa Cruz, é o ponto crítico do JPP que pode alimentar a volatilidade com divisões. O abutre PSD esvoaça com trocas de olhares traiçoeiros... aos seus, e falta a campanha da comunicação social.
*
Entre Legislativas de 2024 e 2025, aumentaram os inscritos na Madeira, mais 1.299, mas votaram menos 10.861 eleitores. O "cansaço" das Regionais só se refletiram nas Legislativas Nacionais? Alimento para o Chega, na Madeira.
As próximas Legislativas Nacionais vão retirar o sorriso sarcástico do PSD, as clientelas não vão abrandar e o Chega vai se aproveitar.
O triunfo de muitos anos de "umbiguismo" e do egoísmo está a dar frutos, não existe assim tantos extremistas de direita, o que há são muitos revoltados, e é aqui que digo que temos uns jornalistas na Região que são uns autênticos ********, o site de Opinião Pública está produzir informação, mas enquanto cada um estiver com o seu prato de lentilhas, sem pensar no todo, isto vai para a mão do Chega. Também na Madeira. Reparem que o Chega satisfaz os revoltados com um discurso forte. Não riam, fizeram o mesmo no continente...
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.