Norte “desespera” por túneis milionários.


"Desiludidos" mas só quando convém.

M oro no Arco de São Jorge, dado que o JM teve à liberdade de falar por toda a gente da minha freguesia, considero-me no direito de vos mostra um outro lado da verdade. Na minha freguesia, a maior desilusão não é nem os carros andarem lentos, nem a falta de túnel. A maior desilusão, nos cafés e conversas diárias por cá são as listas de espera na saúde. Faltar consultas, cirurgias e tratamentos.

As queixas diárias são a falta de transportes públicos, para os idosos e quem não tem posses de estar sempre dependente de boleias de carro, ou para os poucos jovens que se aventuram a morar ou a frequentar este pequeno paraíso, o balúrdio que se gasta em ir de carro e voltar. Querem jovens madeirenses a morar aqui? Esqueçam! Mas depois queixam-se que são só idosos e estrangeiros aqui.

Ter transportes mais regulares e decentes seria a maior melhoria na qualidade de vida. Libertaria os idosos que não se podem deslocar, faria a vida deles muito mais independente, e aliviava os custos das pessoas que aqui moram, que dividem o seu tempo entre o Arco e o Funchal, por motivos de trabalho.

Este anel não resolve absolutamente nada, pelo menos dos nossos problemas críticos.

Uso a estrada que liga o Arco a Boaventura quase diariamente. É uma estrada em certos pontos estreita, se chove mesmo muito não é recomendável conduzir, mas sinceramente há sítios muito piores. Se é só completar o túnel para implementar "um anel" lamento, mas esse dinheiro era de novo, muito mais bem gasto em habitação ou saúde, ou tantas outras coisas que os Madeirenses precisam, mas sacode-se para debaixo do tapete.

Entendo que o túnel me traria alguns benefícios pessoais, de reduzir o trânsito à volta da minha casa e iria facilitar as deslocações. Mas consigo também reconhecer que, estas pequenas conveniências pessoais, DEVEM ser postas em equilíbrio com os problemas mais urgentes que os Madeirenses estão a passar. Sinceramente, preferia que este dinheiro da Republica fosse para saúde, transportes públicos, ou casas para jovens, ou tantas outras coisas.

Este túnel vai providenciar utilidade mínima (poupança de tempo de 5-10 minutos) a custos extremos. Mas já se sabe que a lógica, há muito, abandonou esta terra.

Enviar um comentário

0 Comentários