Caiu uma árvore do PSD por isso não deu confusão


Árvore de grande porte cai junto a parque infantil na Nazaré. Uma árvore de grande porte caiu hoje junto a um parque infantil, na Rua do Brasil, na Nazaré. Não houve registo de feridos, mas quem estava no local não ganhou para o susto. Os Bombeiros Sapadores do Funchal encontram-se no local a proceder ao corte da árvore. (link)

C aiu uma árvore do PSD por isso não deu confusão. É verdade que não matou ninguém, mas a incúria da falta de fiscalização nesta matéria está lá toda e avisada pelas precedentes. Estava de novo bom tempo, foi o som, os estalos, etc? Só caiu e pronto, passou impune como todos os governantes desta região, arguidos ou a caminho, o tempo cura com esquecimento. É estranho e não creio que outro sítio no país tenha esta percentagem de árvores caídas do nada, sem temporal ou prevaricação humana. As únicas árvores que caem sob efeito humano são as sãs que interferem na promoção imobiliária, aí o poder fala bastante para argumentar que ninguém tem culpa, não está registado, não foi ilegal, e de novo o tempo traz o esquecimento. A Madeira tem corrupção entranhada e já passou dos líderes, que não são exemplo, para o resto, que se tornam atrevidos a executar à margem da lei porque todos passam impunes. A polícia e a Justiça estão a criar o seu próprio desrespeito, um lugar onde cada um faz o que lhe apetece.

As árvores caem por diversos motivos, a idade das mesmas, doenças, pragas, terreno alagado, o vento forte, o ser humano manhoso que se quer livrar delas, mesmo que não se trate de um temporal. Até se argumentou com o som (trepidação) no Largo das Fontes. Não fosse este o Reino do Barulho. A fiscalização e a manutenção são cruciais para a segurança pública e para a saúde das áreas verdes, pelo estado dos jardins tira-se uma ideia da não fiscalização do estado das árvores! A ausência de podas regulares e a falta de avaliação do estado de saúde das árvores pode levar à sua queda inesperada é um facto nesta cidade.

A fiscalização e a gestão do património arbóreo em meio urbano são responsabilidades das autarquia.  A ausência de inspeções regulares e de intervenções preventivas pode aumentar o risco de acidentes. Se tu tens por missão podar, estarás atento a todas, não só por instabilidade, mas também por eventuais galhos que atrapalham a vivência urbana. Lembram-se do turista que levou com um galho no autocarro turístico de dois pisos?

Numa Madeira de mil e um tachos, onde todos querem um tachinho que se ganhe bem, com regalias e estatuto, para trabalho está quieto, percebemos que as tarefas essenciais não têm lugares por ocupar... dá trabalho. A função Pública parece a área militar, cheia de chefias e poucos mancebos e praças. Os mais formados que sonham com seu lugar ao sol, secam as equipas para dar respostas práticas no serviço.

A notícia sobre a queda da árvore de grande porte na Nazaré, junto a um parque infantil, reforça a tese de que a fiscalização e a manutenção das árvores em locais críticos, onde o risco para as pessoas é elevado, são insuficientes. Sem dúvida. A falta de fiscalização preventiva pode ter consequências sérias, como já teve e, felizmente, neste caso, não resultou em feridos ou mortos. No entanto, a situação demonstra uma falha na gestão e na prevenção de riscos.

A perceção de impunidade e a falta de responsabilização em casos de negligência são questões que podem afetar a confiança dos cidadãos nas instituições. Aqui há negligência sem o folclore que o PSD costuma fazer (com a ajuda da sua comunicação social), se acaso fosse num mandato da oposição. Ninguém fala de negligência, é uma notícia passageira.

É interessante como caem mais árvores no Verão do que no Inverno, naturalmente ou de motoserra.

A comunicação social da Madeira está a perder a sua posição para as redes sociais e órgãos do continente, a primeira porque tem toda a gente a colaborar, a segunda porque dá as notícias que se quer ler. A comunicação social da Madeira está a perder a sua posição por autocensura, medo dos jornalistas em sair do estado de graça, algumas tão de graça com famílias assessoras Dedicado às notícias suaves para o poder:

Enviar um comentário

0 Comentários