N este último domingo (17-8-2025), no Canal NOW 9, pelas 22h40, deu um programa de investigação da revista Sábado (link) sobre uma empresa de contentores em Loures. Esta ocupa terrenos agrícolas e ambientalmente protegidos de forma ilegal há mais de 15 anos. Na reportagem, vemos como inferniza as pessoas que vivem nos arredores com um pó metálico (trabalhos nos contentores a céu aberto). Impressiona a lata do proprietário que, sabendo que está ilegal e o que provoca à vizinhança, nada se importa. As autoridades sabem da situação, mas ao fim de 15 anos nada fizeram.
No decorrer da reportagem vemos muitos contentores da GS Lines e PSL, do Grupo Sousa, que pelo menos, é cliente da empresa "Comecont" (link), que se dedica ao comércio e reparação de contentores, similar a outra que o mesmo grupo tem ou tinha na Madeira. Ao que parece, os contentores são dispostos para ocultar outra atividade. Curiosamente, lá voltamos aos prémios e distinções cegas, a empresa foi distinguida com Prémio Excelência - PME Líder em 2019, e estava ilegal.
Sendo só cliente, não sei se é algo mais pela quantidade de contentores que tem lá, o Grupo Sousa deveria se preocupar com quem trabalha. E então as certificações de que se orgulham? É que assim, pouco importa ser mecenas e ser proprietário de alguma comunicação social que muito oculta. Vamos bater sempre ao mesmo, a ganância não respeita a população. Num lado provoca carestia, noutro contribui, pelo menos, para a poluição.
Da peça alargada não vi link na internet, terão que puxar atrás na box pelas referências dadas, mas existe um excerto promocional que envio.
Parabéns pelo vosso trabalho, nunca desistam.
1 Comentários
Ilha de bananas (propositadamente des)governada por sacanas.
ResponderEliminarAgradecemos a sua participação. Volte sempre.