Inovação com os nossos dados no Privado?

 

D epois de ninguém no SESARAM sofrer consequências por terem permitido que os hackers levasse os dados de todos os madeirenses e estarmos agora a receber chamadas todos os dias para nos extorquirem dinheiro, chegamos àquilo que chamam de inovador, unificar a informação médica entre Público e Privado. Mas porque não dizem que os nossos dados são entregues aos privados para escolherem os melhores clientes para fazer dinheiro. A seguir o que se segue, as Seguradoras para também escolherem. QUEM PERMITIU? QUE UTENTES PERMITIRAM QUE O GR CEDA OS NOSSO DADOS? Isto é a **** da "Maria Joana"?! O que não será dos dados em campanhas eleitorais! O outro fazia telefonemas...

Não somos gado do espertalhões que fazem dinheiro com o poder na algibeira! A importância do consentimento explícito e da segurança de todo o sistema parece que não conta! A unificação dos dados de saúde é uma medida potencialmente benéfica para a coordenação de cuidados, mas só será legítima e aceitável se for implementada com total transparência, com o consentimento informado dos utentes, e com garantias robustas de que a segurança e a privacidade dos dados serão a prioridade máxima. Caso contrário, a iniciativa corre o risco de ser vista como uma violação da privacidade e um risco desnecessário para a segurança dos cidadãos. Com os antecedentes de perda de dados, irresponsabilidade e negociatas não confio!

Inovador? Que gere, Público ou Privado? A unificação de dados, por mais que seja apresentada como uma inovação, levanta a questão de quem é responsável pela segurança desse sistema unificado. Se um sistema centralizado for atacado, o potencial de danos é exponencialmente maior, pois estaria em risco toda a informação médica de todos os utentes Público e Privado.

O Governo Regional não respeita nada nem aprende! É só negociatas.

Enviar um comentário

0 Comentários