B atam-me já! Sou do PSD! Mas quero mostrar que os social democratas podem ser casmurros em insistir com o seu partido, acharem que ainda assim é melhor do que os outros, mas que quando precisam sabem como corrigir algumas coisas. Tiro-vos o chapéu Madeira Opina!
O que se passa é o seguinte, Eduardo Jesus com a sua mania de aparecer por tudo e por nada com uma, duas e três páginas, por edição, sobretudo no Diário de Notícias, estava a eclipsar o candidato Jorge Carvalho. Nem Albuquerque faz isso! Militantes e destacados do PSD comentava que o homem é doente e o jornalismo serviçal. Mas qual dos cinco é o traço ********* de Eduardo Jesus?
- Egotismo – tendência a colocar-se sempre no centro, procurando validação constante.
- Egolatria – culto exagerado de si mesmo, quase como adoração da própria imagem.
- Narcisismo – conceito psicológico clássico (vem de Freud), em que a pessoa é obcecada com a própria imagem e reconhecimento.
- Histrionismo – traço de personalidade (vem do termo “histriónico”), caracterizado por busca incessante de atenção e dramatização para se destacar.
- Hipervisibilidade – termo mais sociológico, usado para designar a necessidade de estar sempre exposto e visível no espaço público.
Jorge Carvalho não é propriamente expressivo, está no seu canto, mas está em pré-campanha em funções governativas. Ninguém no partido se dava conta da “doença social” do Eduardo Jesus, até que por fim foi enviado um texto para o Madeira Opina (link):
16/08/2025, 17:11:56 Eduardo Jesus tem mais propaganda do que o Jorge Carvalho, até parece que é para sumir de vez o nº 2 do Governo para tomar o lugar e chegar a Presidente. Se esta leitura está errada então o Albuquerque que meta o selim ao Eduardo, toda a gente repara que tem a mesma doença do Calado, histrionismo ou transtorno de personalidade histriónica. Sentem uma necessidade excessiva de atenção e de serem o centro das atenções.
Acontece que pelo segundo dia consecutivo parou a ostentação de Eduardo Jesus, todos os dias, nos média, alguém abriu os olhos, pelo menos para já, e Jorge Carvalho vai se destacando aproveitando este tempo até 12 de setembro, através do seu trabalho... por enquanto.
Um obrigado! Às vezes temos que falar por outros meios para mostrar o erro, quando se é pau em casa de ferreiro. Quanto ao Eduardo Jesus, em outubro terá oportunidade para correr atrás do prejuízo, sou do PSD mas não deixo de ver erros... Tudo o que chega por cima em vez de subir a pulso dá nisto no partido.
Uma nota: mediatistas, caçadores de protagonismo, famosos de ocasião, vedetas, narcisistas mediáticos, celebridades instantâneas, viciados em holofotes ou figuras de tablóide, não fazem carreira, queimam-se na fogueira que criam. Há exemplos no partido que devemos reter, quando se faz muita força racha!
Nota do MO: bem vindos, que mais percebam o que é um espaço de opinião publica. Volte sempre.
