Albuquerque e Jesus e a economia da corrupção e da lavagem de dinheiro.


Agora passa para 5 páginas diárias ou a edição toda?

D urante várias publicações tenho visto, e concordo, que Eduardo Jesus recebe tanta propaganda no Diário de Notícias porque é o eleito pela corrupção para novo Presidente do Governo. O jornal quer estar com o poder que o sustenta pelo MediaRAM. É o garante da continuação da economia da corrupção e da lavagem de dinheiro. Nessa economia estão os proprietários de muita coisa... Falavam do Porto Moniz? Está aí outra monarquia, esta com certeza para Albuquerque sair feito herói com a sua vitória nas Regionais, que ele julga ilibar, normalizar e legitimar, pelo menos politicamente, a meio do mandato e a plebe ficar acostumada com o "malcriado bardamerda", termo que repugna o Influencer que vive desta economia, todos ditadorzinhos para quem os conhece.

Eduardo Jesus destruiu a Madeira, tirou-a dos madeirenses, aumentou o custo de vida e a habitação, promoveu o modelo de vencimentos baixos, não quis saber da juventude, tal como Albuquerque não governa para quem elege, ele nem foi, é um escolhido daqueles que vão na sombra (link). Tornou-a insustentável como antibiótico de largo espectro, abriu precedentes não passíveis de voltar atrás, criou vícios, trouxe chungaria, catapultou a corrupção por causa das obras e dinheiros, promoveu a lavagem de dinheiro. Acham-me exagerado, vocês não sabem meia missa ... posso contar uma.

Nesta cidade, estão a perseguir o comércio local através das rendas, para os poucos donos disto tudo converterem em alojamento local. Importa ter uma câmara destas na mão. Já começou há muito aquilo que uns anunciavam, a gentrificação, se não conhece a palavra eu explico. Gentrificação é alterar, descaracterizar o comércio, a cultura local e ainda expulsar a população original. Leva à substituição de empresários e moradores de menor poder financeiro por outros de maior, o resultado é a perda do genuíno através do aumento do custo de vida, rendas com segregação social e espacial. Tudo isto é provocado pelo imobiliário, que nasce a salivar como cogumelos. Constrói, requalifica, vende e explora para os Donos Disto Tudo, ricos ou estrangeiros. A cidade fica descaracterizada, desaparece o Funchal que alguns que regressam de férias notam, a olhos vistos.

Mas se isto não dá para entender eu explico ainda melhor. No Funchal, de forma generalizada, os comerciantes com renda estão a ver os contratos a serem atualizados para o dobro ou mais. Inviabilizam os negócios para que entreguem os espaços. Quem arrisca obtém um contrato por pouco tempo, tipo um ano, e quando renova encarece de novo. O objetivo é expulsar o comércio local para converter em Alojamento Local. Obrigado Eduardo Jesus, agradeçam-lhe! Mas não fica por aqui.

Como sabem, os "cheap people" para trabalhar na Madeira de obras e turismo, concentram-se aos 10 e 15 num apartamento, a 200, 250 ou 300€, muitos sem factura. Pensem na renda que o apartamento gera, agora pensem numa família madeirense com dois filhos como consegue viver, pagar custos fixos, escola, etc com estas rendas. Não consegue, obra das políticas de Albuquerque e Jesus. Mas agora vamos à versão espaço comercial. Vocês estão assistir a negócios insustentáveis que abrem, pagam rendas milionárias e perduram, muitos sabem o que se passa, os Donos Disto Tudo de certeza, mas querem é receber o dinheiro e se o Funchal desaparece ou descaracterizar, estão-se cagando... como o Albuquerque e o Jesus. O milagre desses negócios não é mais do que já vimos no jornalismo de investigação que na Madeira não se faz para proteger a corrupção e a lavagem de dinheiro. Os estabelecimentos servem para lavar dinheiro e geram lucros para pagar as rendas inflacionadas que os Donos Disto Tudo querem e dizimar o comércio e serviços locais. Os donos disto tudo são cúmplices, aproveitam-se dos dinheiros sujos que estão a lavar. Os negócios são fachadas para trazer emigrantes em esquemas e máfias, servem para lavar dinheiro e ainda de alojamento. Como se isto não bastasse, estes negócios sujos, durante 5 anos, não pagam impostos, quando acaba a isenção, fecham a loja e abrem outra e é assim que empresário nenhum da classe média madeirense pode sobreviver. É desprezado e perseguido pelo inimigo interno que participa em negócios sujos para dizimar o Funchal.

O "malcriado bardamerda", que também não se demitiu é o garante para continuar a florescer a corrupção e a lavagem de dinheiro. Ele é inocente e não sabe? Da maneira como mostrou ser um casca grossa?! Economista/contabilista?

O madeirense que passa por isto vai continuar a manter esta loucura? Vai insistir? Se sim não tenho pena e merece ser exterminado. Eles não precisam de muito tempo a este ritmo. O Funchal genuíno está a desaparecer. Depois não sabem como é que os extremismos, o ódio, a violência e a xenofobia crescem? Tão inocentes que são.

O inimigo é interno. este governo é desonesto e "mata" os madeirenses. O Funchal é um resort e vai ficar pior. Se pode, faça os seus filhos emigrarem, não vale a pena apostar nisto por mais superlativos que manipulem. Se a investigação e a Justiça não deitarem mão ao que é ilegal e crime vão perder a confiança dos cidadãos. Se o eleitor continuar a viabilizar isto é cúmplice. Não há pena do sofrimento.