Curtas e Palpites


20/09/2025, 15:00:41
O presidente da junta de freguesia da Fajã da Ovelha foi notícia hoje por ter cortado uma arvore que caiu para a estrada, desobstruindo a mesma. Fez bem, visto que tinha meios para isso e fez a sua obrigação. Não sei se foi para parecer bem, a verdade é que não é candidato nas próximas autárquicas. Passo muitas vezes nesse troço. Já se via que essa árvore estava na iminência de cair há muito tempo. No mesmo troço existem outras que mais cedo ou mais tarde cairão. A Calheta foi fustigada pelos incêndios e muitas árvores estão à espera de uma rajada de vento para tombarem. Não se viu a câmara mandar cortar as que se vê a léguas que não vão regenerar, e isso não é só na freguesia da Fajã da Ovelha. Até quem circula na via expresso corre o risco de levar com uma árvore em cima. Veremos se a um mês de eleições a câmara arregaça as mangas.

20/09/2025, 23:56:03 Eleições Autárquicas 2025 e as Jornadas da Juventude
Os mais velhos sempre disseram que gostavam de ver os jovens mais ativos na política. Que só queriam saber de jogos de computador, televisão e telemóvel. Pois bem, eles ouviram. Tanto ouviram que agora tudo o que é maior de idade está nas autárquicas. Até quem nunca fritou um ovo. Quando temos jovens de tenra idade a concorrerem a cargos para os quais não tem competência técnica nem capacidade emocional, a situação fica complicada. Depois, quando tiverem um presidente de junta com 20 e poucos anos, que só agenda atendimento às terças feiras, das 17h às 19h porque é o dia que não tem aulas na escola ou na universidade, não se queixem. Quando tiverem dificuldades e quiserem falar com alguém competente, que vos entenda e vos ouça, e encontram sentado à vossa frente uma jovem que nunca viveu sozinha nem sabe o que é trabalhar para pagar as suas próprias contas, não se queixem. O populismo é todo muito bonito. Cuidado com os futebolistas que muito jogam a bola de um lado para o outro, mas quando é a sua vez chutam a bola para fora de campo. Cuidado. Eles andam aí.

21/09/2025, 1:37:14
Desafio o Madeira Opina a fazer a sua sondagem online, gostei de ver como acertaram naquela das Regionais com um mês a recolher informação. Sei que não temos um mês mas duas dezenas de dias não chega? Vão fazer?


Nota do MO: autor, deu imenso trabalho, sentirmos satisfação e acertou, temos o modelo, contudo não estamos em condições para fazê-lo de novo, é preciso preparação para executar. Estamos aplicados noutros projectos que vão ver a luz do dia. A sondagem requer acompanhamento permanente e "valores". Tivemos acesso a uma sondagem que é similar a essa, não pudemos publicar. Confidenciaram-nos.