D e há uns 3 dias para cá, mutas pessoas acham que Élvio Sousa bloqueou os seus perfis no Facebook. Eu próprio tive esse pensamento, porque também não se viu qualquer iniciativa do JPP em esclarecer isto. Se calhar não querem dar parte fraca, o problema é que assim criam duas convicções em vésperas de eleições, uma de que há arrogância e de que o JPP não quer saber delas Outra é que as narrativas terão caminho livre nestas Autárquicas, até porque Élvio Sousa, aguerrido como é, não deixa passar uma insinuação ou mentira. Recordo que é candidato à Presidência da Assembleia Municipal do Funchal do Funchal.
A cereja no topo do bolo é o revestido de Beto do Naval, ou qualquer outra insinuação, se vangloriar de mais um silenciamento, mais uma censura digital, para acumular mais aversão ao Diário de Notícias que, pelo menos através dele, está em comunicação com quem faz estas coisas. É que foi ele mesmo nas páginas do Planeta a insinuar que sabia como alguns tinham silenciado outros e estava radiante com isso. Cuidado com estas sementeiras...
Estamos em campanha eleitoral autárquica, que coincidência, as campanhas servem para esclarecer as pessoas, não para silenciar os adversários. Cada vez mais isto acontece, a todos, basta dizerem inconveniências. A "ditadura" já possui tropas para trabalhos sujos, pagas pelo GR, mas onde a comunicação social participa moderadamente (para tentar não perder influência), condicionando as mensagens dos diversos partidos em esquemas de paginação profusos de letras, que sabem que as pessoas não leem, acostumadas que estão a imagens e títulos. Os partidos da oposição, qual clones do Manuel António Correia nas tentativas de eleições no seio do PSD Madeira, estão completamente entregues a isto e não enxergam! Alguns até agradecem! Santa ignorância. A oposição é telecomandada.
Você viu isto?
A mensagem "Esta pessoa não está disponível no Messenger" é uma indicação que aparece automaticamente pelo Facebook/Messenger e não é algo que tu passas configurar diretamente para que apareça no teu próprio chat para os teus contatos.
Essa mensagem geralmente é exibida para quem tenta enviar uma mensagem a alguém quando ocorre uma das seguintes situações com a conta da outra pessoa (o destinatário):
- A pessoa desativou temporariamente a conta do Facebook.
- A pessoa eliminou permanentemente a conta do Facebook.
- A conta da pessoa foi desativada ou eliminada pelo próprio Facebook (por exemplo, por violação das regras).
O que NÃO faz a mensagem aparecer esta mensagem? É importante notar que esta mensagem não significa que tu:
- Bloqueaste: se alguém te bloquear, a mensagem exibida será diferente (muitas vezes não consegue enviar a mensagem ou a pessoa aparece como "Usuário do Facebook" sem a opção de enviar).
- Restringiste: a restrição é um recurso de privacidade que move o chat para o Arquivo e faz com que suas novas mensagens caiam na pasta de solicitações de mensagens da pessoa, mas não gera esta mensagem específica.
- Com problemas de internet ou sinal: falhas na entrega devido a problemas de conexão geralmente resultam em avisos como "Mensagem não enviada" ou "Não foi possível entregar" (em texto vermelho ou amarelo).
Basicamente, os contactos só verão essa mensagem na sua caixa de entrada quando o destinatário da sua mensagem tiver desativado ou eliminado o perfil. Ou neste caso, silenciado por ações de pirataria e hackers.
Portanto, não há uma configuração que se possa fazer para que essa mensagem apareça no seu chat como uma forma de "status de indisponibilidade" para os seus amigos. A única maneira de fazer com que ela apareça para os outros seria desativando ou eliminando a sua conta do Facebook. O Élvio Sousa iria fazer isso em plena campanha eleitoral?
O Madeira Opina diz que tem listas de quem está a fazer estes "trabalhos" na rede, deveriam ser entregues à JPP para lhes tratar da Saúde. Acredito que muitos madeirenses visados por este tipo de censura, silenciamento e ditadura agradeceriam.
P.S.: os proprietários e diretor do Diário de Notícias que comecem a se preocupar com esse elemento que está a destruir a reputação no seu seio, este exemplo é má sementeira. O jornalista pode sempre pedir emprego ao poder para mais família... tem currículo "exemplar".