A - L - D - R - A - B - Õ - E - S !!!


U ma curta declaração do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, mata (por agora) as aspirações dos madeirenses em dois assuntos que são muito importantes, o Subsídio Social de Mobilidade (SSM) e a ligação Ferry Madeira - continente. 

Miguel Pinto Luz na discussão do Orçamento (31 de outubro) respondendo a uma questão levantada pelo deputado do JPP Filipe Sousa respondeu, relativamente ao SSM que “O SSM, subsídio social de mobilidade, a conclusão da plataforma e em janeiro entra a plataforma nova em vigor, aquela que vai permitir num dia ou dois, a restituição da verba que um madeirense ou porto-santense teve que despender”.

Aquela história defendida por Jaime Filipe Ramos na ALRAM (15 de outubro de 2025) “que é o residente só pagar o valor que tem obrigatoriamente que o fazer. Se isso acontecer, nós somos a favor da plataforma. Se a plataforma não cumprir os objetivos da qual nós entendemos, Senhores Deputados não tenham qualquer dúvida que nós não estaremos a favor desse mecanismo”. Cai por terra, toda uma retórica inflamada que diz que não interessa quem está no Governo da República, os valorosos deputados do PSD não calarão a sua voz. É o que sé vê…

Já se passaram 15 dias depois das declarações de Miguel Pinto Luz e do lado do PSD M e também do CDS, não se ouviu um pio acerca deste assunto que tanto aflige os madeirenses na hora de viajar. Teremos de continuar a adiantar verbas ao Estado para podermos viajar. Nada muda com esta, até agora adiada, plataforma!

Quanto ao ferry, primeiro era garantido com verbas inscritas no Orçamento Nacional e tudo! Regozijavam-se PSD e CDS, uma vitória que iria finalmente trazer, com algum contragosto pelo meio, as ligações marítimas regulares de carga e passageiros entre a Madeira e o território continental. Só que não!

Afinal o que estava em cima da mesa era um ESTUDO da viabilidade da ligação. Mais um estudo, implementar a ligação no imediato é uma vez mais uma miragem. Outros poderes se alevantam quando se fala de transporte marítimo de carga de e para a Região.

O ministro desta gerigonça montenegrina encomenda o estudo mas mesmo antes deste ser feito já tirou as conclusões do mesmo. “…, temos ainda o estudo a decorrer para o transporte marítimo de mercadorias entre a Madeira e o continente. O estudo está a decorrer, como sabe, o último operador desistiu da operação, era deficitária, possivelmente a estes. Este estudo não será diferente dessa avaliação do operador, pois o Estado em conjunto com o governo regional tem que pensar formas mitigadoras e para reequilibrar essa operação, caso se verifique ser necessário de facto essa ligação. 

O ministro Pinto Luz já deu a indicação quanto às conclusões do estudo que encomendou e acrescenta ainda em nota final se há efetivamente necessidade desta ligação. Estas declarações deveriam merecer o mais veemente repúdio dos deputados na Assembleia da República e da própria ALRAM. No entanto, reina o silêncio. Estamos a ser vigarizado por estas governações que tudo prometem ambientes pré-eleitorais, para depois “darem o dito por não dito”. O povo tem uma palavra para isto. ALDRABÕES!