Oposição a dormir numa mina de desnorte.
C om a chegada do frio, como é sabido por todos e desde o início dos tempos, vêm as infecções respiratórias virais como a gripe ou, mais recentemente, a COVID. Temos tidos noticias recorrentes nos jornais (apesar de estarem controlados pelo sistema) e denúnciais anónimas aqui no "Reddit" de situações muito graves.
Recorrentemente falta medicação oncológica ou recentemente a falta de testes às infecções virais por COVID e Gripe. Este Inverno vivemos a incompetência máxima com a criação e implementação de um plano de contingência para o Inverno criado "EM CIMA DO JOELHO", a poucos dias do Natal e quando já temos a situação descontrolada.
Ao contrário do que acontecia com o anterior secretário (que teve um excelente desempenho na COVID) onde as coisas eram planeadas com antecedência, estamos a viver na base do improviso. Estará esta falta de programação relacionada com o "chuto no rabo" que o Dr. Maurício Melim levou? Nunca saberemos. Certamente não é culpa da nova Secretária, mas terá de ser de alguém! Apenas não temos números mais claros da Gripe e da COVID na Madeira porque NÃO HÁ TESTES nos Serviços de Urgência, quer hospitalar, quer nos Centros de Saúde. Foram os jornais que o disseram...
O número é tão escasso que dificilmente será suficiente para chegar ao fim do ano. Ficarão pessoas por testar por falta de material? Já ficaram certamente por testar quando faltaram os testes recentemente. Será que irão chegar mais? No Hospital já começamos a inundação dos corredores das urgências onde as pessoas, que construíram com sangue, suor e lágrimas a nossa Madeira e que agora atingiram a terceira idade, ficam quase ao abandono devido a uma clara falta de profissionais.
No hospital existiu uma mudança de Administração, mas o resto manteve-se igual. Não parece interessar que faltem medicamentos oncológicos ou testes para os vírus respiratórios, porque a incompetência parece ser para manter. É sempre a desculpa que ou falta o barco/avião ou está esgotado a nível nacional. Então os testes respiratórios estiveram esgotados segundo os jornais, mas existiam nas farmácias? Porque não adquirir esses? Porque não há dinheiro? Faltará material noutros serviços? E os jornais onde andam? E onde andam as ordens profissionais?
Boas festas e agasalhem-se!
.jpg)