12/01/2026, 11:08:24 Onde já vai o Subsídio Social de Mobilidade?
Pela confusão instalada no que diz respeito ao SSM soube-se que existem 13500 madeirenses com dívidas ao fisco! Importa agora saber o seguinte:
- quantos madeirenses devem à Segurança Social?
- quantos madeirenses devem à Banca?
- quantos madeirenses devem às instituições de acesso fácil a créditos pessoais?
- quantos madeirenses têm o seu salário penhorado pelo Tribunal por dívidas?
- quantos madeirenses têm dívidas para pagar viagens?
Não sei porquê, mas acho interessante saber estes dados! É que de repente, vivemos uma riqueza de aparências! Já agora, muitos daqueles que devem ao fisco, viajam, têm dinheiro para pagar estadia e refeições em bons restaurantes! Destes, pouco mais que o salário mínimo recebem e têm despesas para pagar. Conheço alguns! A pergunta é, apresentando sinais exteriores de riqueza, como conseguem fazer esticar o dinheiro?
- redes de prostituição? Redes de tráfico de droga? Fazem part-times não declarados?
Não estou a ser maldizente, nem invejoso, pois cada um faz a vida que quer. Mas dá que pensar “de onde vem tanto dinheiro?”.
Hoje assisti pela primeira vez a um momento de anti-americanismo na Madeira, eles andam por aí a comprar casas (até todas juntas em banda), têm um inglês mais doce, como o brasileiro para o português, mas como todo doce contribui para a diabetes, e os corpos que vêm do continente americano, é uma doçura enganadora até se montarem. Hoje ouvi um madeirense de gema a dizer a um americano para ir para a sua terra na caixa de um supermercado, assim que percebeu uma queixa que fazia: "vai para a tua terra, querem mandar em tudo? Também queres tomar conta da Madeira?" Devo dizer que gostei de assistir! Ainda há madeirenses a cuidar da sua terra, pena não serem assim com este governo que temos. O americano ficou baralhado, até pode não ter culpa nenhuma do que se passa lá e ter razão na queixa, mas por primeira vez vi um inerte a se indignar, coisa rara. Caso não saibam, vai correndo no continente que os madeirenses são os "inertes".
.jpg)