A birra dos oficiais de ligação

 

D epois de um grupo de comandantes abrir guerra à Protecção Civil, após as suas birras não serem atendidas (e bem!) por parte da tutela, as consequências estão à vista em algumas corporações em que os bombeiros são os principais lesados. 

Em conversas feitas pelos próprios, nas idas ao serviço de urgência para deixar doentes, se relata muitas das artimanhas que alguns dos “frustrados” dessa reunião com a Proteção Civil vão fazendo aos seus homens. Ora vejamos alguns dos relatos:

"Olha tens novidades do quartel lá da zona Oeste? Vê estamos que não se pode uns “ pombos correios.  Vêm perguntar se sabem quem pode ter ido dizer aos jornalistas e que o comandante e o adjunto não merecem isto"  -  a 'sondagem' é feita aos bombeiros com o intuito de recolher as suas opiniões, e se não for favorável à do Comando, iniciam perseguição a esse(s) elemento(s).

No norte da ilha, também há registo de dificuldades entre os bombeiros (inclusive já informado pelo Correio da Madeira e noutros jornais) onde persistem conversas e continuam ameaças com situações de bradar aos céus. 

Em Câmara de Lobos, o cenário repete-se. Estes, mesmo na sua maioria sendo voluntários, levam por tabela do comando  da casa e depois da grande bomba publicada a 3 de Junho, as coisas só vieram a piorar. Marcação cerrada a ver quem diz bem da atitude tomada pela Direção da Proteção Civil e Inspeção de Bombeiros, na tentativa de descobrir quem é a fruta podre do quartel. Coisa que já é normal acontecer nesse quartel há muitos anos, como muitos já relataram ocasiões anteriores, onde chegaram ao ponto de terem saído ou colocado dispensas.

O clima do medo voltou para assombrar estes voluntários e profissionais destas casas.

Já não bastava estarem a aguardar por algo que Governo Regional demora a resolver (novo estatuto do bombeiro), agora têm que lidar com a frustração dos senhores Comandantes e Adjuntos pelas regras do 'jogo' terem mudado e já não ganharem 300 euros por 24 horas de oficial de ligação. Ganância em todo o seu esplendor! 

Se tudo o que se passa dentro dos quartéis viesse a público, a população ficaria incrédula. O cinismo, a prepotência, a arrogância e o desrespeito desses Comandantes e Adjuntos pelos seus elementos, são disfarçados por falsos sorrisos e apertos de mão. 

Aqui o Zé Bombeiro tinha muito mais para dizer... Infelizmente a saga continua e muitos mais desabafos destes homens e mulheres irão surgir. Aguardemos.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 14 de Junho de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira