Uma Bola de Berlim!
P edrinho apresentou novas viaturas o HNM na senda do “Internamento Domiciliária”, até parece que descobriu a pólvora. Ora explique a Bola de Berlim como vai ter recheio para, como diz, chegar a toda a RAM! Explique como se atualmente nem uma administração, única, uma vez dia, endovenosa, conseguem garantir ser administrado? Inclusive por centros de saúde, com urgência e com gente que sabe picar a veia.
Vem o doente ao HNM e só as despesas com transporte dá e chega para comprar uma caixa de medicamento, mas também mesmo com a viatura, a tal da Hospitalização Domiciliaria, os custos na deslocação com motorista, enfermeiro e pendura, também dão para cobrir quase o internamento em unidade de retaguarda, a tal que não existe.
Mas também atualmente a capacidade de mobilidade dos Centros de Saúde é “zero”, para estes casos, e nem existe uma articulação organizada e concertada com os Centros de Saúde, na tal Hospitalização Domiciliária.
O que falta para que a Hospitalização Domiciliaria seja uma Bola de Berlim completa? Falta o creme, a nata, a cereja em cima do bolo, coisa que suspeito que Pedrinho saiba fazer e concretizar, já que perde tempo a se lambuzar no creme do marketing politico.
Ora a centralização da Hospitalização Domiciliária no HNM, não faz sentido nenhum em termos estratégicos, sem envolver centros de saúde e unidades de internamento na retaguarda, descentralizadas, é um projecto condenado à nascença, com ineficiência e despesismo.
No entanto, é um projeto muito eficiente a alimentar e criar tacho público, como aquela unidade do doente frágil, outra cuja designação é anedótica no sentido de que frágeis são todos os que gerem uma crise de doença, mas serve o objetivo do tacho. E como a ignorância os premeia.
A Saúde na RAM é lucrativa na exploração da doença, mas gera prejuízo na exploração da promoção da saúde, investe pouco na prevenção e gasta milhões a tratar, a engonhar, a tornar dependentes, investindo pouco em qualidade de vida e enchendo hospitais de altas problemáticas de dependentes, objecto de apostas erradas numa saúde que aposta na doença a tal que é lucrativa.
Se querem fazer algo de útil façam como deve ser feito, com gente que conhece do assunto, porque atualmente na saúde nem Bolas de Berlim fazem como deve ser.
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 31 de Agosto de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.