Um banho de mentira e de verdade.


U ma parábola de origem judaica, conta que a Mentira e a Verdade saíram a caminhar pelo campo num dia soalheiro. Estava apelativo a um banho numa lagoa e foi isso que fizeram. Cada uma tirou a sua roupa e mergulharam na água fresca. Matreira, a Mentira aproveitou-se do desfrutar da Verdade num momento de lazer, saiu da água e vestiu as roupas da Verdade. Aflita, a Verdade sai da água e recusa-se a usar as vestes da Mentira. Sem mais remédio, saiu nua em sua perseguição. As pessoas que as viam passar a Mentira com as vestes da Verdade, acolhiam-na de forma agradável, mas insultavam e condenavam a desfaçatez da Verdade. Olhando para a nossa Madeira e pensando na parábola, as pessoas estão mais dispostas a aprovar a Mentira com vestes de Verdade do que enfrentar a Verdade nua e crua.

As pessoas, nesta sociedade, usam o tempo e o dinheiro para construir "indumentárias" para ocultar a realidade da vida. A sucesso da mentira veste bem e é perfumada, bem falante, maquilham as imperfeições que as rejeitam, o "photoshop" dos tempos modernos. Nós avaliamos figurinhas do parecer, que os meios de comunicação social adoram idolatrar. The show must go on,  muitos admiram uma imagem falsa, mas nestes incêndios muitos caíram do pedestal de barro.

Três citações:

  • "Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante a guerra e depois de uma caçada". O nosso Presidente parece estar em todas.
  • "O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática quotidiana do caráter". Como isto é doloroso de se ouvir.
  • "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente".

A Madeira é cada vez mais uma parábola, a narração alegórica envolvendo algum preceito de moral, uma verdade inequívoca. A Madeira experimentou por estes dias a dicotomia entre jornalismo/governação e as redes sociais. Que se salve o jornalismo, porque a governação vai tão mal que arrasta tudo para o fundo. Não troquem as vestes, aproveitem porque as lagoas estão sempre vazias.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários