O Correio da Madeira não esteve bem.


Caro Correio da Madeira, escrevo esta opinião para vocês! 

S ou um leitor assíduo da vossa plataforma e não passo um único dia sem passar os olhos por aqui a ver o que há de novo. No CM já li todo o tipo de textos de opinião. Devo dizer que existe muitos anónimos com um poder gigante de comunicação escrita, são autênticos intelectuais sem nome. Tocam no ponto nevrálgico da questão de forma certeira.

Na atualidade, bem sabemos pela opinião pública, que um dos organismos do governo que mais tem feito “estragos” na vida das pessoas e nos trabalhadores é exatamente a Segurança Social. Na Segurança Social trabalham pessoas que estão quase a chegar ao limite da sua sanidade mental e física.

Muitos têm conhecimento da existência do CM e tentam “salvar-se” escrevendo. Acontece que nem todos têm o dom da escrita. É mesmo assim. Podem conseguir expressar-se oralmente, mas que na escrita apresentam dificuldades.

Como bem deverão saber, neste instituto público existe trabalhadores a desempenhar várias funções, desde o assistente operacional, ao Técnico Superior. Nem todos têm a mesma destreza escrita. Nem todos andaram na Universidade, nem todos têm o 12º anos, muitos têm o 9º ano ou menos.

Isto para dizer-vos o quê? Quando fizeram uma observação na vossa página de Facebook em que expressaram que estão fartos de uma pessoa que escreve sobre a Segurança Social (link) e que nada escreve porque são textos sem sentido e sem assunto, lembrem-se que podem ser textos de pessoas com a dificuldade que enumerei anteriormente. Pessoas com menos escolaridade e que escrevem da forma que podem e sabem, talvez representando um conjunto de colegas e que olham para o CM como forma de denunciar o que se passa no seu contexto de trabalho. Se calhar usam o formulário do CM várias vezes porque não veem os seus textos sair, não tendo noção que afinal não saem porque não estão bem redigidos, porque as suas ideias não estão bem clarificadas e é tudo uma salgueirada que não se percebe.

Talvez com essa publicação de que estão fartos dessa pessoa/pessoas apagaram a luz da esperança que ainda lhes restava.

Não estiveram bem com esse comentário.


Nota do CM: caro autor, como pode avaliar o que dizemos se não conhece os conteúdos dos "textos" e o espaço temporal? O formulário existe para textos, não para desabafos curtos e descuidados no seu teor, sem possibilidade de publicação, porque a insistência e forma de abordagem fecharia o site. Sabe que zelamos pelo anonimato de todos e o formulário é renovado com bastante frequência, que muita gente o enche fora do seu propósito? Sabe a maior parte do tempo no expediente é ocupado com inutilidades para que o site funcione? Acha empático termos trabalho dispensável?

A moderação existe porque fornecemos anonimato e os textos não devem ser escritos sem responsabilidade, de forma visceral, insultuosa, sem fundamento anexo para o que se diz e acusa. A moderação serve para proteger este site de exageros que o levem ao encerramento, já nos basta a diabolização. Nós ajudamos pessoas que não dominem a escrita, pedem-no ou simplesmente ajudamos, porque também os corretores dos telemóveis desajudam. Por acaso até aprendemos a deixar alguns erros porque é entretenimento de alguns dizerem que os textos são do Chat GPT, só porque o corretor do telemóvel é brasileiro. Pura maldade.

Nós para sermos luz precisamos de ser respeitados e existir, precisamos que os autores percebam que devem escrever como se pusessem o nome, de forma fundamentada quando acusam, sem insultos, dominar a forma emocional e sem forma dos leitores se enquadrarem. 

Estamos há meses a aguentar esses comentários e percebemos o quão ruim está o ambiente para as pessoas ou pessoa na Segurança Social, por isso aguentamos, mas isto tornou-se doentio, o formulário é para concretizar e publicar, não são para lamentos que não levam a nada. Toda a energia é mal dirigida e agora ainda somos chamados à atenção. Sabe quão "cheios" estamos para publicar daquela maneira? Significa meses de compreensão, mas agora acabou! É preciso pragmatismo, objetivo, assunto fundamentado e não se atirar a pessoas, já dissemos milhares de vezes que são os assuntos que operam mudanças, rusgas, a adesão de quem lê à causa.

As pessoas ou pessoa da Segurança Social se deixarem de usar o formulário para desabafar todos os dias, há meses, como algo profilático para a sanidade mental, mas escreverem um bom texto com calma, uma vez por semana, sem insultos, pensando no nosso lado, com capacidade de explicar para todos perceberem e de forma fundamentada, garantimos que o tempo é mais aproveitado, mas eficaz, eficiente e ninguém se aborrece. Vão alcançar objectivos.

Se querem mudar a Segurança Social, vão ter que mudar a própria abordagem. Não retiramos uma palavra do que foi escrito. É mesmo saturação. Se quiserem retirar experiência deste momento, tudo bem. Mudem! Se acham que maçar e fechar o CM é que é bom, em vez de serem pragmáticos, começamos a perceber porque ganham sempre os mesmos.

O mais importante de tudo, os ambientes laborais na Madeira são na generalidade maus e há muita gente em "burnout", o mérito não vence, a política sim. Devem todos sair da espiral de autocomiseração e revolta doentia, saltem fora e tracem o objectivo de explicar (da forma como explicamos) o que se passa na Segurança Social. Vão ver como se tornam mais fortes, porque vão começar a atingir objectivos em vez de ser mais um dia triste. Esta publicação já vai ser um exemplo.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado
, 9 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira