S ou madeirense, nascido e criado nesta bela terra, há 50 e poucos anos: praticamente os mesmos da Governação PSD. Passado é passado, e com ele aconteceram coisas boas e outras bem ruins. Sou apologista do desenvolvimento sustentável, da natureza, da agricultura e das construções sem grande impacto na paisagem, principalmente na nossa floresta.
Sou um madeirense remediado, conquistei o meu espaço, graças ao meu esforço e enquanto cidadão já não estou a gostar de ver a atuação dos nossos políticos/governantes. As decisões e escolhas tem afetado e sacrificado a qualidade de vida de muitos madeirenses.
Nestes últimos anos as coisas pioraram, muito à conta deste Governo regional, que demonstrou incapacidade de resolver os problemas mais básicos dos madeirenses: saúde, educação, habitação.
O Hospital novo parece ser a solução, mas se a gestão for deficiente, com falta de médicos, enfermeiros e medicamentos, então ficamos na mesma. É o mesmo que ter carro muitos cavalos, e não dar conta conduzi-lo.
Apostou em escolas novas e equipadas, e não ter professores suficientes. Ou pior, construiu escolas novas, onde já tem mais de 70% idosos e poucas crianças. É verdade, sim senhores, não vale a pena negar.
Apostou na construção de habitação, mas o que se vê, é que o alvo preferencial, não é o madeirense comum, de fraco poder de compra. Podemos trabalhar uma vida, e não conseguir atingir esse patamar com os empregos que temos.
E é aí que quero chegar: ultimamente, só oiço parvoíces da boca dos governantes : Campos de Golfe, vias rápidas até à Calheta, paisagem Lego do Paul do Mar!
A última pôs-me pensar se não chegamos ao limite do delírio: Mais de meio milhão euros pra quê ??? Pintar as casinhas do Paul do Mar às cores ?
Este Governo tem um dom para mascarar a pobreza, pois essa pintura é para quê ? Fica bem para quem ? Ah sim, já sei, fica bonito de se ver, só e apenas para quem nos visita de iate.
Mas que ideia tão fantástica! Ou vamos passar a incluir viagens iate de luxo aos madeirenses para comtemplar a ZOEE - Zona Oeste Económica e Exclusiva dos ricos e excêntricos ?
Não há problemas maiores e mais graves para resolver com esse dinheiro? Abram os olhos, o Governo vê os residentes como animais de circo em gaiolas pintadas as cores, e ficam em exibição enquanto as elites em iates de luxo vos admiram a partir do mar.
Só podem ter fumado charuto num iatezinho quando deliberaram que gostavam de ver o Paul com mais uma corzinha para atrair elites. Que ideia estupida e luminosa foi essa?
Fumaram muitos cogumelos mágicos, só pode. Daqueles que enfeitam o presépio da vila da Calheta. Passei hoje por lá, para ir ao moderno Pingo Doce, e vi aqueles malditos cogumelos a se propagar pelo relvado atrás da igreja.
Outra: não preciso esperar pela inauguração do presépio da Calheta: já vejo montados 2 estruturas tipo galinheiro. Quem é o artista desta obra prima? Bela adjudicação direta, hein?
E não falo da poluição luminosa que aí vem. Não percebo como esta autarquia contradiz-se do dia para a noite, e esbanja dinheiro em inutilidades quando tem problemas tão graves para resolver no concelho: uma delas é limpar a corrupção.
Então numa noite, desliga-se as luzes à beira mar por causa das aves marinhas que ficam desorientadas, e no resto do ano as luzes são ligadas na potência máxima? Teles e Albuquerque, são Farinha do mesmo saco. Apoiam se uns aos outros, na saúde...financeira.
Foi um desabafo que me estava a moer o juízo há uns tempos. Mas hoje foi como a chuva: teve de sair cá pra fora.
CM: peço desculpa ao CM, não sei se me expliquei bem, mas penso que consegui passar a ideia. Estou em crer que não vai ser a ultima vez que escrevo para este espaço ... Depois de lhe tomar o gosto...
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 24 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira