Caso Sérgio Gonçalves: a imprensa nacional lê a Opinião Pública.


D epois de uma publicação no Madeira Opina muito bem fundamentada, sob o título "A estranha empresa de Sérgio Gonaçlaves" (link), nenhuma comunicação social na Madeira pegou no assunto. Entende-se, é um caso que prova como o PS-M é do regime e basicamente não quer molestá-lo mas quer chegar ao poder para a sua vez. O PS-M não faz mais do que qualquer candidato interno do PSD-M, que pretende ocupar o lugar mas manter tudo igual. Penso que é por esta evidência que o PS-M não melhora o seu score eleitoral, porque até para manter o sistema, o PSD-M é melhor por tremenda experiência.

Mas este artigo que sai hoje no CM Jornal faz pensar noutras coisas, estará a plataforma ligada ao jornal nacional? A pergunta fica no ar, no entanto, para ser justo digo que já vi outras publicações gerarem notícias nacionais dias ou semanas depois. O que não acontece é o jornalismo local pegar em evidências tão claras e fundamentadas. O jornalismo regional é portanto sectário, não é livre, reparem que não exploraram os casos de acusações, corrupção, arguidos, etc, nunca, mas também são alérgicos a este tipo de publicações e percebe-se, porque um oligarca proprietário é visado. O que os jornalistas sabem, um em particular, é como é que se deita sites abaixo durante a campanha eleitoral, o que confere que seja cúmplice de divulgação do "terrorismo na rede" e depois romanceia para o povo se iludir.

Outro reparo que quero fazer, imaginem que a Agência de Propaganda com o nome código "o anão", gestora de oportunidades de divulgação e ataque à concorrência, decide aproveitar uma oportunidade exposta numa plataforma livre para ferir o principal partido da oposição (naquela altura), estará a ser eficiente tal com o partido para o objectivo final, a vitória? Claro que sim, quem não é do partido não gosta, quem é delira, porque de um miserável número de casinhos tornam o opositor pior. Mas aqui pergunta-se, que raio faz o PS-M durante 50 anos que parece a comunicação social local que nunca produziu nada para destituir um Governo Regional? É assim que na cabeça dos não apáticos, enfadados de ir votar, dos pão, circo e poncha, unem as pontas e dizem... é tudo sistema. No PS-M ninguém se lembrou de verificar como se financia a Agência "do Anão" para produzir propaganda para um partido teso e vigado? Só podem ser acordos tácitos de extensão de trabalhos pagos por Governo e especialmente uma câmara.

Ai Madeira perdida, onde a maioria pertencente a um sistema que vai somando ao longo de 50 anos e que produz dependentes suficientes para uma vitória eleitoral, inclusive na oposição.

Quanto ao PS-M, o passado longínquo foi o que foi, o recente é o que vemos, o atual vai pelo mesmo caminho, o mais acérrimo não tem água com que se lave, só se for com o enjeitado, mas com casa limpa. Quanto ao jornalismo local, terá sucesso económico-financeiro dentro do sistema, não mais do que isso. Lamentavelmente, e farão como o sistema, virar o bico ao prego, instrumentalizar pessoas e produzir suspeições com muito ruído de alguns mais atrevidos.

O PSD-M, quando precisa, também usa a plataforma? Ou é só "o anão" e os intriguistas de partido?

Formulário para texto (link)

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere ao nosso Canal do Telegram
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências e Opinião
Segue o site do Madeira Opina
Link para donativo
Informações

Enviar um comentário

0 Comentários